Interventions with games in an educational context: improving executive functions
Intervenções com jogos em contexto educacional: contribuições às funções executivas
Intervenciones con juegos en contexto educativo: mejora de las funciones ejecutivas

Psicol. teor. prát; 21 (2), 2019
Publication year: 2019

This study aims to evaluate the improvement in the executive functions of the students using games in an educational context. For that, a field research was conducted using a qualitative-quantitative approach based in structured interventions based on the use of cognitive games with small groups, taking in account the participation of fifteen children. The evaluation of the contributions was made through interview with the teachers and also using subtests of WISC-IV before and after the intervention, in an interval of four months. The results pointed better performance in operating memory, processing speed and attention. Those aspects were also observed by the teachers, who also highlighted behavioral and social improvements. Although such results are not attributable exclusively to intervention, it is suggested that the use of games, in an intentional and mediated way, can help to improve executive functions.
Este estudo tem o objetivo de avaliar se o uso de jogos em contexto educacional pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa a partir da proposição de intervenções estruturadas como o uso de jogos cognitivos. A avaliação das contribuições foi realizada por meio de entrevista com as professoras e aplicação de substestes do WISC-IV antes e após as intervenções em um intervalo de 4 meses. Os resultados indicam melhor desempenho em relação à memória operacional, a velocidade de processamento e a atenção. Os aspectos também foram observados pelas professoras, as quais ressaltaram ainda melhoras comportamentais e sociais. Apesar de tais resultados não serem atribuíveis exclusivamente à intervenção, sugere-se que o uso de jogos, de maneira intencional e mediada, pode ajudar a aprimorar as funções executivas.
Este estudo tem o objetivo de avaliar se o uso de jogos em contexto educacional pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa a partir da proposição de intervenções estruturadas como o uso de jogos cognitivos. A avaliação das contribuições foi realizada por meio de entrevista com as professoras e aplicação de substestes do WISC-IV antes e após as intervenções em um intervalo de 4 meses. Os resultados indicam melhor desempenho em relação à memória operacional, a velocidade de processamento e a atenção. Os aspectos também foram observados pelas professoras, as quais ressaltaram ainda melhoras comportamentais e sociais. Apesar de tais resultados não serem atribuíveis exclusivamente à intervenção, sugere- se que o uso de jogos, de maneira intencional e mediada, pode ajudar a aprimorar as funções executivas.

More related