Discursos sobre as demandas de saúde mental de jovens cumprindo medida de internação no Rio de Janeiro, Brasil
Discourses about mental health demands of young offenders serving detention measure in juvenile correctional centers in Rio de Janeiro, Brazil
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 24 (10), 2019
Publication year: 2019
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar as concepções discursivas do que é considerado demanda de saúde mental dos adolescentes cumprindo medida de internação nas unidades socioeducativas do Rio de Janeiro. Realizaram-se nove entrevistas com os profissionais de saúde mental do sistema socioeducativo e os resultados foram discutidos com o apoio da análise de discurso crítica de Fairclough.
Foram identificados quatro grupos discursivos:
o primeiro apresenta intertextualidade com o discurso psiquiátrico, o segundo com a reforma psiquiátrica, o terceiro com o discurso de determinantes sociais e o quarto com discursos institucionais de "mau" comportamento dos jovens. Conclui-se que as concepções são distintas entre os profissionais, mas não há hegemonia de um discurso. Os discursos se atravessam e se conectam especialmente na problematização dos determinantes sociais. Há sobrevalorização dos profissionais de saúde e de assistência enquanto vocalizadores das demandas. Os adolescentes têm poucas chances de expor diretamente suas necessidades e estas aparecem intermediadas pelos técnicos. Identificaram-se conflitos entre as equipes que atuam no fluxo assistencial nas demandas associadas ao "mau comportamento", pois há encaminhamentos dissociados de questões de saúde mental.
Abstract This paper aims to analyze the discursive conceptions of what is considered mental health demand of young offenders serving detention measure in juvenile correctional centers in Rio de Janeiro. Nine interviews were conducted with the mental health professionals of these centers, and the results were discussed with the support of Fairclough's critical discourse analysis.