Padrões alimentares de trabalhadores bancários e sua associação com fatores socioeconômicos, comportamentais e laborais
Dietary patterns of bank employees and their association with socioeconomic, behavioral and labor factors
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 24 (10), 2019
Publication year: 2019
Resumo O presente artigo busca avaliar o consumo alimentar de trabalhadores bancários e sua associação com fatores socioeconômicos, comportamentais e laborais. Trata-se de um estudo transversal com 515 bancários. Para avaliar o consumo alimentar foi utilizado Questionário de Frequência Alimentar semiquantitativo, empregando-se a análise de componentes principais com rotação varimax para determinação dos padrões alimentares.
Foram identificados três padrões alimentares:
"hortaliças, frutas, cereais e tubérculos", "doces e petiscos" e "tradicional e proteico". Constatou-se que os indivÃduos que não consumiam adoçantes possuÃam mais chances de aderirem ao padrão "hortaliças, frutas, cereais e tubérculos" e menos chances de aderirem aos padrões "doces e petiscos" e "tradicional e proteico". Os bancários, que raramente comiam em restaurante, tinham três vezes mais adesão ao "doces e petiscos". Entretanto, os que consumiam temperos industrializados e os que relataram receber baixo apoio social tinham, respectivamente, 2,3 e 1,5 vezes mais chances de aderirem ao "tradicional e proteico". Conclui-se que o consumo alimentar de bancários não está relacionado à s condições sociodemográficas destes indivÃduos, estando associado a estes padrões alimentares, o comportamento e a percepção do apoio social recebido.
Abstract This paper aimed to evaluate food consumption of bank employees and its association with socioeconomic, behavioral and labor factors. This is a cross-sectional study with 515 bank employees. To evaluate food consumption, a semi-quantitative food frequency questionnaire was used. The analysis of main components with Varimax rotation was used to determine the dietary patterns.