Influência da chegada do bebê na relação conjugal no contexto de depressão pós-parto: perspectiva materna
Influence of infant's arrival on marital relationship in the context of postpartum depression: mother's perspective
Pensando fam; 23 (1), 2019
Publication year: 2019
O presente estudo investigou a perspectiva materna sobre a influência da chegada do bebê na relação conjugal, no contexto de depressão pós-parto. Participou deste estudo uma mãe, de 38 anos, cuja família era composta pelo marido, de 33 anos, pela filha, de dois anos e meio e pelo filho, de 10 meses.
A análise das entrevistas contemplou quatro conceitos:
poder e igualdade, adaptabilidade, coesão e processos comunicativos. Observaram-se dificuldades como desequilíbrio de poder na relação (principalmente no que se refere à divisão de tarefas pelo casal), dificuldades de adaptação do casal às novas demandas, impacto negativo na comunicação e expressão de afetos e sentimentos, além de estratégias disfuncionais de resolução de problemas. Os resultados deste estudo corroboram os achados da literatura, que caracterizam esta transição do ciclo vital como um momento de crise familiar e conjugal, que é agravado pelo contexto de depressão materna.
The present study investigated the mother's perspective about the influence of infant´s arrival on marital relationship in the context of postpartum depression. A mother, 38 years old, whose family consisting of a husband, 33, her two 1/2 year old daughter and the 10-month-son participated in this study.