Usuários de crack: histórias de vida e subjetividade em narrativas audiovisuais
Crack users: life stories and subjectivity in audiovisual narratives
Usuarios de crack: historias de vida y subjetividad en narrativas audiovisuales

Rev. abordagem gestál. (Impr.); 25 (3), 2019
Publication year: 2019

Constituindo-se o uso problemático de crack como grave questão de Saúde Pública, este artigo é parte de dissertação que teve como objetivo compreender a relação entre histórias de vida e projetos de ser dos sujeitos usuários de crack com o consumo da substância e problemas a ele relacionados. Solicitou-se a cinco participantes que fizessem vídeos sobre suas histórias de vida, e que falassem sobre o processo de reflexão sobre suas trajetórias e aspectos de suas vidas presentes ou não nos vídeos. Os dados produzidos foram analisados conforme a Análise de Conteúdo proposta por Ruiz-Olabuénaga. Percebeu-se o ato de consumir crack como mais um dos atos humanos a constituir o sujeito e sua biografia, embora se torne problemático quando promove "suspensão" das outras possibilidades de vida. Verificou-se que eles tenderam a adotar discursos padronizados sobre drogas e usuários, ainda que contradigam suas próprias histórias de vida, embora reconheçam que há algo de particular na sua trajetória de uso e nos processos de tratamento/ recuperação. Esta pesquisa indica a necessidade de estratégias que fomentem a reflexão dos usuários sobre o sujeito por trás da droga, destacando aspectos universais e singulares de suas biografias, tendo na construção de narrativas autobiográficas audiovisuais um instrumento clinicamente potente.
Considering crack abuse as a problem of Public Health, this research aimed to understand the relationship between the life stories and the "being projects" of crack users with the consumption of the substance and related problems. 5 participants were asked to do videos about their life stories and to talk about the process of reflection on their trajectories, thinking about aspects addressed or not of their lives in the films produced by them. The data produced were analyzed according to the Content Analysis proposed by Ruiz-Olabuénaga. It was noticed the act of consuming crack as another human act who creates the subject and his biography, though it is problematic when promotes a "suspension" of the other possibilities of life. It was found that the users themselves tend to adopt standardized discourses on drugs and users, even when they contradict his own life experience, while recognizing that there is something particular in his phenomenon of the use and recovery and treatment’s processes. This research indicates that it is necessary to promote users' reflection about the "person" behind the drug, highlighting the universal and individual aspects of their biographies, with the construction of autobiographical audiovisual narratives as a clinically powerful tool.
Constituyéndose el abuso de crack como grave problema de salud pública, este artículo es parte de disertación que tuvo como objetivo comprender la relación entre las historias de vida y proyectos de ser de los consumidores de crack con el consumo de la sustancia y problemas relacionados. Se pidió a 5 participantes que hiciesen vídeos sobre sus historias de vida y hablasen sobre el proceso de reflexión sobre sus trayectorias y los aspectos de su vida presentes o no en los videos. Los datos obtenidos fueron analizados de acuerdo al análisis de contenido de Ruiz-Olabuénaga. Se observó que consumir crack es como los otros actos humanos que constituyen el sujeto, aunque se vuelve problemático cuando promueve una "suspensión" de otras posibilidades de vida. Se verificó que tienden a adoptar el discurso normalizado sobre drogas y usuarios, incluso en contradicción con sus historias de vida, aunque que reconocían que hay algo singular en el uso y en sus procesos de tratamiento/recuperación. Esta investigación indica la necesidad de estrategias que promuevan la reflexión de los usuarios sobre el "tipo detrás de la droga", destacando los aspectos universales y singulares de sus biografías, con la construcción de narrativas autobiográficas audiovisuales como herramienta clínicamente poderosa.

More related