Otimismo, afetos e personalidade em portadores de doença renal crônica: resultados preliminares
Optimism, affections and personality in patients with chronic kidney disease: preliminary results

Arch. Health Sci. (Online); 25 (1), 2018
Publication year: 2018

Introdução:

A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública. Na sua fase terminal, os tratamentos propostos são a diálise e o transplante renal. O estudo apresentado tem investigado aspectos psicológicos positivos de pacientes que vivenciam essa doença.

Objetivo:

Investigar correlações entre afetos, otimismo e traços de personalidade em pacientes que aguardam por um transplante renal e em pacientes que já foram submetidos a esse procedimento. Casuística/Material e Método: A pesquisa conta com 40 participantes divididos em dois grupos. O primeiro grupo, pré-transplante, com vinte pessoas que fazem hemodiálise, e o grupo pós-transplante com vinte pessoas que já passaram pelo transplante renal.

São utilizados quatro instrumentos de avaliação:

questionário sócio-demografico, o Teste para avaliar o Otimismo (LOT-R), o Inventário dos Cinco Grandes Fatores (NEO-FFI-R) e a Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS).

Resultados:

Até o momento, foram avaliados nove pacientes de cada grupo. As análises parciais por correlação de Spearman apontam associações negativas entre Otimismo e Afetos Negativos com ρ = -0,66 no grupo pré e ρ = -0,78 no grupo pós-transplante. Quanto aos fatores de personalidade, há relações positivas significativas entre Afetos Positivos e Extroversão no grupo pré-transplante e Afetos Positivos e Abertura à Experiência no pós-transplante.

Conclusão:

Os resultados obtidos quanto a Otimismo e Afetos Negativos mantêm o padrão encontrado na população geral. Os demais resultados são ainda pouco conclusivos. Os dados que serão analisados após a avaliação de todos os sujeitos podem oferecer resultados que se afastam dos encontrados até agora.

More related