Aplicação do EuroSCORE II como preditor de mortalidade operatória em cirurgias cardíacas realizadas em um hospital de referência do oeste do Paranáhospital de referência do oeste do Paraná
Application of Euroscore II as a predictor of operative mortality in cardiac surgeries carried out in a west reference hospital of Paraná

Rev. méd. Paraná; 77 (1), 2019
Publication year: 2019

Validação do EuroSCORE II como preditor de mortalidade para uma população local.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo retrospectivo, utilizando-se prontuários médicos dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca convencional, com o uso de circulação extracorpórea, no Hospital São Lucas de Cascavel- -PR, entre os anos de 2017 a 2018. Calculou-se o risco a partir do EuroSCORE II e então se comparou com a mortalidade intra-hopitalar encontrada.

RESULTADOS:

Foram analisados 96 pacientes, sendo 36 (37,5%) do sexo feminino, a idade média foi de 65,8 anos. A mortalidade prevista pelo EuroSCORE II foi de 3,81%, enquanto a observada foi de 14,58%, demonstrando uma subestimação significativa do risco cirúrgico.

CONCLUSÕES:

Apesar da população estudada ter semelhança com a do EuroSCORE II, diferenças pontuais fazem o escore subestimar o risco cirúrgico para pacientes acima dos 50 anos e superestimar esse risco para os mais jovens.

More related