Impacto de um treinamento para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Impact of training on the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health
Acta fisiátrica; 26 (2), 2019
Publication year: 2019
O treinamento voltado para profissionais poderia ser uma abordagem simples e eficaz para aumentar o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como uma ferramenta para a prática dos profissionais. Nesse caso, o treinamento pode ser crucial para seu uso correto como uma classificação, além de mostrar sua utilidade na prática clínica diária, principalmente em equipes multidisciplinares. Conclusões: O curso de treinamento foi capaz de aumentar significativamente o nível de conhecimento desses profissionais, que atualmente são capazes de entender e usar a CIF, contudo a ausência de um período de follow up não permite a mensuração do conteúdo retido pelos participantes.
Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto de um curso de formação em CIF no conhecimento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.Métodos:
Estudo experimental que utilizou questionário estruturado para avaliar o conhecimento dos profissionais sobre a CIF antes e depois de participar de um curso de treinamento. Os dados dos dois momentos foram comparados com o percentual de acertos e o teste do qui-quadrado (α = 0,05).Resultados:
foram investigados 434 profissionais, com tempo de graduação de 9,3 ± 7,2 anos. Observou-se que o curso foi eficaz, pois houve maior percentual de respostas corretas no pós-curso; além disso, a análise estatística mostrou uma diferença significativa entre os dois momentos do curso na maioria das perguntas (18,91
Training aimed at professionals could be a simple and effective approach for increasing the use of International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) as a tool for practice by professionals. In this case, training was crucial for its correct use as a classification as well as showing its usefulness in daily clinical practice, particularly in multidisciplinary teams. Conclusions: The training course was able to significantly increase the level of knowledge of these professionals, who are currently able to understand and use the ICF, however, the absence of a follow up period does not allow the measurement of the content retained by the participants.