Saúde, lazer e envelhecimento: uma análise sobre a brincadeira de dança de roda das Meninas de Sinhá
Health, leisure, and aging: an analysis of Meninas de Sinhá's circle game
Salud, ocio y envejecimiento: un análisis sobre el juego de danza circular de las "Meninas de Sinhá"
Interface (Botucatu, Online); 24 (), 2020
Publication year: 2020
O grupo artístico Meninas de Sinhá teve como princípio um encontro de mulheres idosas em situação de vulnerabilidade que utilizam a brincadeira da dança de roda como uma potência curativa, capaz de torná-las mais saudáveis. Investigamos a atribuição de sentidos pelo grupo, no campo da saúde e do lazer, ao longo de sua formação estabelecida nos espaços/tempos de brincar de roda. Analisamos os estados corporais revelados nos depoimentos das mulheres que constam em documentos produzidos sobre o grupo e nas suas músicas autorais. Explicitamos esses estados na passagem da condição de adoecimento para a vida de artistas. Percebemos que, como prática comunitária, a brincadeira de roda constituiu-se como uma necessidade social específica para fruição da experiência do lazer, para mobilizar uma rede de encontros e cuidados (na troca e no autocuidado) e para o empoderamento dessas idosas.(AU)
The artistic group Meninas de Sinhá started as a meeting of elderly women in vulnerable situation who used the circle game as a healing power to become healthier. We investigated the group's attribution of senses in the health and leisure areas throughout its establishment in spaces/times of playing circle. We analyzed the body states revealed in the women's testimonies in documents related to the group and in their own songs. We explained these states in the "transition" from a sick condition to their artistic life. We realized that, as a community practice, the circle game represented a specific social need for enjoying a leisure experience, mobilizing a network of meetings and care (in exchange and selfcare), and empowering these elderly women.(AU)
El grupo artístico Meninas de Sinhá tuvo como principio un encuentro de mujeres ancianas en situación de vulnerabilidad que utilizaron el juego de la ronda como una potencia curativa, capaz de hacerlas más saludables. Investigamos la atribución de sentidos por parte del grupo, en el campo de la salud y del ocio, a lo largo de su formación establecida en los espacios/tiempos de jugar a la ronda. Analizamos los estados corporales revelados en las declaraciones de las mujeres que constan en documentos producidos sobre el grupo y en las canciones de su autoría. Explicamos estos estados en el "pasaje" de la condición de enfermedad para la vida de artistas. Percibimos que, como práctica comunitaria, el juego de la ronda se constituyó como una necesidad social específica para aprovechar la experiencia del ocio, para movilizar una red de encuentros y cuidados (en el intercambio y en el autocuidado) y para el empoderamiento de estas ancianas.(AU)