Aplicabilidade da espessura do músculo adutor do polegar na avaliação nutricional de pacientes portadores de HIV/AIDS admitidos em hospital escola
Applicability of muscle thickness of the thumb in the nutricional assessment of hospital inpatients living with HIV/AIDS
Rev. panam. infectol; 16 (1), 2014
Publication year: 2014
A desnutrição é a complicação de maior relevância entre os portadores da síndrome da imunodeficiência humana, afetando de 20 a 80% deles.
Objetivo:
avaliar a aplicabilidade da medida da espessura do músculo adutor do polegar da mão dominante (MAPD) na avaliação nutricional de pacientes atendidos em hospital escola.Metodologia:
durante o período de dois meses foram avaliados, por meio da avaliação subjetiva global (ASG) e da avaliação antropométrica clássica, todos os pacientes até 72 horas após a admissão. Registraram-se também informações a respeito do uso e tempo de uso de terapia antiretroviral (TARV). Na análise estatística dos dados aplicou-se a correlação de Spearman (rs), o teste exato de Fisher e o teste Kappa, utilizando-se o software Bioestat 5.0 e adotando-se o nível de significância de 5%.Resultados:
foram avaliados 34 pacientes com mediana de idade de 33 anos, prevalecendo o sexo masculino (79,41%). A maioria dos pacientes relatou usar terapia antirretroviral (61,8%) com prevalência de uso inferior a seis meses (26,5%). A prevalência de desnutrição, diagnosticada pela avaliação subjetiva global e pelo índice de massa corporal foi de 47,05% e 29,41%, respectivamente. Somente o uso de terapia antirretroviral influenciou no diagnóstico de desnutrição (p<0,05). A espessura do músculo adutor do polegar da mão dominante correlacionou-se significativamente (p<0,05) com todas as medidas antropométricas clássicas, exceto com a perda de peso percentual.Conclusão:
a espessura do músculo adutor do polegar pode ser empregada, em substituição às medidas antropométricas clássicas, no diagnóstico nutricional de pacientes portadores da síndrome da imunodeficiência humana
Affecting 20 an 80% of patients with acquired immunodeficiency syndrome, malnutrition is the most common and most relevant complication in this population.