À sombra de um diálogo: Heidegger e a poética de Augusto dos Anjos
In the shadow of a dialogue: Heidegger and the poetry of Augusto dos Anjos
A la sombra de um diálogo: Heidegger y la poética de Augusto dos Anjos
Rev. abordagem gestál. (Impr.); 26 (1), 2020
Publication year: 2020
Na composição deste artigo busca-se promover um encontro entre o pensamento filosófico de Heidegger e a poética de Augusto dos Anjos. O pensamento de Heidegger, num momento denominado reviravolta, se afasta das terminologias fenomenologia e hermenêutica. A proposição do filósofo, doravante, passa a se voltar para a linguagem e a se denominar topologia do ser. Portanto, a obra de arte, com especial relevo na poesia, é manancial de onde brotam a desocultação e a revelação de mundo e terra, nos termos heideggerianos. Com arrimo nesse entendimento, fez importante um estudo em torno das contribuições de Heidegger à fenomenologia existencial, com relevo ao segundo momento de sua produção ou caminho. A partir de então, se afigurou necessário que se tangenciasse a singularidade de Augusto dos Anjos, expressa em sua história e sua poética, em diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Augusto dos Anjos resgata o mundo em estado puro e a linguagem como possibilidade de sentido. Em direção convergente, Heidegger caminha rumo ao desvelamento do Ser, que se dá diante da angústia colada à existência e da possibilidade extrema do não-ser, em face de sua condição de ser-para-a-morte. O diálogo entre o filósofo e o poeta revelou-se instigante e profícuo.
This article seeks to promote a meeting between Heidegger's philosophical thinking and the poetics of Augusto dos Anjos. Heidegger's thinking, at a time called turning, departs from the terminology of phenomenology and hermeneutics. The proposition of the philosopher, henceforth, begins to turn to language and to be called the topology of being. Therefore, the work of art, with special emphasis on poetry, is the source from which the unveiling and the revelation of world and earth, in the Heideggerian terms, spring forth. Based on this understanding, a study was made of Heidegger's contributions to existential phenomenology, with emphasis on the second moment of his production or path. From then on, it appeared necessary to tangentiate the singularity of Augustus of the Angels, expressed in his history and his poetics, in dialogue with Heidegger's philosophical thought. Augustus of the Angels rescues the world in its pure state and language as a possibility of meaning. In a convergent direction, Heidegger walks toward the unveiling of the Being, which occurs in the face of the anguish of existence and the extreme possibility of non-being, in the face of its being-to-death condition. The dialogue between the philosopher and the poet was thought provoking and fruitful.
En la composición de este artículo, buscamos promover una reunión entre el pensamiento filosófico de Heidegger y la poesía de Augusto dos Anjos. El pensamiento de Heidegger, en un momento llamado "cambio de tendencia", se aparta de la fenomenología y de la hermenéutica. La proposición del filósofo, a partir de ahora, es volver a la lenguaje y a la denominación "topología del ser". Por lo tanto, la obra de arte, con especial énfasis en la poesía, es la fuente de la que brotan desenmascaramiento y la revelación del mundo y de la tierra, en términos de Heidegger. Con retenimiento en esta comprensión, se hizo importante un estudio en torno a las aportaciones de la fenomenología existencial de Heidegger, con énfasis en la segunda etapa de su producción o camino. Desde entonces, se ha comprobado que es necesario tangenciar la singularidad de Augusto dos Anjos, expresa en su historia y en su poética, en diálogo con el pensamiento filosófico de Heidegger. Augusto dos Anjos rescata el mundo en estado puro y el lenguaje como posibilidad de sentido. En dirección convergente, Heidegger camina hacia el desvelamiento del Ser, que se da ante la angustia pegada a la existencia y la posibilidad extrema del no ser, frente a su condición de ser para la muerte. El diálogo entre el filósofo y el poeta se mostró instigador y provechoso.