Fatores relacionados à qualidade de vida da mulher idosa no município de Guanambi (BA)
Factors related to the quality of life of older women in the municipality of Guanambi, BA
Estud. interdiscip. envelhec; 24 (2), 2019
Publication year: 2019
A qualidade de vida é um conjunto de fatores subjetivos e objetivos, que deve ser avaliada, sobretudo no envelhecimento, para compreender as necessidades de vida e saúde dos idosos e propor estratégias de melhoria da qualidade de vida de cada indivíduo.
Objetivo:
analisar os fatores relacionados à qualidade de vida damulher idosa na cidade de Guanambi (BA), no ano de 2016.Materiais e Métodos:
estudo quantitativo, transversal e de caráter descritivo, realizado com 550 idosas. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram um formulário semi-estruturado de diagnóstico situacional e o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref) para mensurar a qualidade de vida desse segmento populacional. A análise foi realizada por meio da estatística univariada, com cálculos de Qui-Quadrado χ2 , e regressão logística simples.Resultados:
As idosas eram em sua maioria analfabetas, aposentadas, sem cônjuge, negras, vivendo em lares multigeracionais e 68,2% com uma percepção positiva quanto a sua qualidade de vida, mesmo vivendo em situações adversas. Os fatores que estiveram relacionados à qualidade de vida foram os sociodemográficos, condições de saúde e o estilo de vida, sendo que esses fatores apresentados negativamente contribuem para maior incapacidade, vulnerabilidade e dependência da idosa.Conclusão:
O bem-estar da idosa é afetado pela redução de recursos nas dimensões educacionais, psicossociais e econômicas, com isso, a pesquisa sinalizou a necessidade de implantação de ações, voltadas para assistência de saúde, atividades recreativas e de socialização, que possibilitem autonomia e independência, para a melhoria da qualidade de vida. (AU)
Quality of life is a set of subjective and objective factors, which should be evaluated, especially in aging, to understand the life and health needs of older adults and propose strategies to improve the quality of life of each individual.