Redução de danos em rave no Rio Grande do Sul: concepções de uma ação
Harm reduction in rave in Rio Grande do Sul: conceptions of an action
Reducción de daños en rave en Rio Grande do Sul: concepciones de una acción

Pesqui. prát. psicossociais; 15 (1), 2020
Publication year: 2020

A música eletrônica está fortemente enraizada na cultura musical do mundo pós-moderno e, se por um lado pode ser encarada como um movimento de apologia ao uso de psicoativos, por outro abarca grupos que realizam intervenções de redução de danos em festas e festivais. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o modo de trabalho em uma ação realizada pelo Coletivo Lótus de Redução de Danos (RD), em uma festa rave no Rio Grande do Sul, a fim de descrever o evento, o trabalho do Coletivo, a compreensão dos redutores que atuaram no evento sobre riscos e danos nesse contexto e as potencialidades do tipo de intervenção realizada. A partir dessas ações, pode-se perceber a necessidade desse tipo de trabalho em festas de música eletrônica, em decorrência da falta de informação sobre o efeito e qualidade de substâncias psicoativas e sobre ações de reduções de riscos e danos.
Electronic music is strongly rooted in the musical culture of the postmodern world and if on the one hand it can be seen as an apologetic movement for psychoactive use, on the other it includes groups that perform harm reduction interventions at parties and festivals. This research aimed to present the mode of work in an action performed by the Lotus Collective of Harm Reductions (RD) in a rave in Rio Grande do Sul, Brazil, afterwards, seeking to describe the event, the work of the collective, the understanding of the reducers that worked in the event about risks and damages in this context and the potentialities of the type of intervention performed. From these actions we can perceive the necessity of this type of work in electronic music festivals, due to the lack of information on effect and quality of psychoactive substances and on risk and harm reduction actions.
La música electrónica está fuertemente enraizada en la cultura musical del mundo posmoderno y, si por un lado puede ser encarada como un movimiento de apología al uso de psicoactivos, por otro, incluye grupos que realizan intervenciones de reducción de daños en fiestas y festivales. Esta investigación tuvo como objetivo presentar el modo de trabajo en una acción realizada por el Colectivo Lótus de Reducción de Daños (RD) en una fiesta rave en Rio Grande do Sul, buscando describir el evento, el trabajo del colectivo y la comprensión de los reductores que actuaron en el evento sobre riesgos y daños y las potencialidades del tipo de intervención realizada. A partir de esas acciones podemos percibir la necesidad de este tipo de trabajo en fiestas de música electrónica, como consecuencia de la falta de información sobre efecto y calidad de sustancias psicoactivas y sobre acciones de reducciones de riesgos y daños.

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