Quem fala consente? Diálogo sobre o dizer e o calar na academia
Who speaks consent? Dialogue on saying and to silence at the academy
¿Quién habla consiente? Diálogo sobre decir y callar en la academia

Rev. polis psique; 9 (n.esp), 2019
Publication year: 2019

Este escrito, que se pretende um Texto – conceito exposto por Costa (2017), o qual considera que o encontro com uma escrita produz acontecimento – parte das proposições colocadas por Deleuze em O método da dramatização e em Um manifesto de menos, além de considerar os escritos de Sílvia Balestreri acerca do trabalho de Carmelo Bene e seus desdobramentos. Tratase de uma escrita que começa em um percurso que se instaura antes mesmo do início de uma sentença e vale-se de Clarice Lispector para firmar-se como algo que começa e cresce pelo meio. Ao mesmo tempo, é um escrito que, a partir de Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, entre outros autores e artistas, pede passagem para não ter fim. Flertando com a escrita teatral, o presente trabalho intenta apresentar o fenômeno-circunstância – personificado na personagem Palavra dita-demais – por meio do qual conceitos perdem força e sentido, ao serem aplicados e replicados de forma vazia, em nossos próprios discursos. Tal fenômeno sinaliza que dadas palavras-conceito podem virar símbolo de status, assim como podem servir para viabilizar um diálogo que repete o mesmo, sem levar ao pensamento e à criação.
This writing, which is intended as a Text - concept presented by Costa (2017), which considers that the encounter with a writing produces event – goes from the propositions made by Deleuze in The method of dramatization and One manifesto less, besides considering Silvia Balestreri's writings on the work of Carmelo Bene and it’s deployments. This writing begins on a path that begins even before the beginning of a sentence and uses Clarice Lispector to establish itself as something that begins and grows through the middle. At the same time, it is a writing that, from Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, among other authors and artists, asks for passage to never end. Flirting with theatrical writing, this work intends to present the circumstance-phenomenon - personified in the character Word-too-much-said - through which concepts lose their force and meaning when applied and replicated in an empty way, in our own speeches. Such a phenomenon signals that given word-concepts can become a status symbol, as well as serve to enable a dialogue that repeats the same, without leading to thought and creation.
Este escrito, que pretende ser un Texto - concepto expuesto por Costa (2017), que considera que el encuentro con un escrito produce acontecimiento - parte de las proposiciones hechas por Deleuze en El método de dramatización y Un manifiesto menos, además de considerar los escritos de Silvia Balestreri acerca del trabajo de Carmelo Bene y sus desarrollos. Es una escritura que comienza en un camino que se crea antes del comienzo de una oración y usa Clarice Lispector para establecerse como algo que comienza y crece en el medio. Al mismo tiempo, es un escrito que, desde Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, entre otros autores y artistas, pide pasaje para que no termine. Flirteando con la escritura teatral, el presente trabajo tiene la intención de presentar el fenómeno-circunstancia - personificado en el personaje Palabra demasiado dicha - a través del cual los conceptos pierden su fuerza y significado cuando se aplican y replican de manera vacía, en nuestros propios discursos. Tal fenómeno indica que dadas palabras-conceptos pueden convertirse en un símbolo de estatus, así como también sirven para permitir un diálogo que repite el mismo, sin conducir al pensamiento y a la creación.

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