O cuidado no cotidiano hospitalar: perspectivas de profissionais gerentes e assistenciais de enfermagem
Care in the hospital routine: perspectives of professional managers and nursing assistants
Rev Rene (Online); 21 (), 2020
Publication year: 2020
RESUMO Objetivo compreender os significados do cuidado no cotidiano hospitalar para profissionais de enfermagem atuantes na gestão e assistência. Métodos estudo qualitativo que adotou como referencial a Teoria do Cuidado Humano. Participaram 38 profissionais de enfermagem, destes, coordenadores de serviço, diretores, enfermeiros assistenciais e técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo, modalidade Temática.
Resultados emergiram três categorias:
Possível e necessário: o resgate de sentido e valores subjetivos do cuidar; Potencial científico e humano como determinante do cuidado; e Dificuldades intervenientes no cuidado. Conclusão o cuidado no cotidiano hospitalar foi percebido por profissionais de enfermagem gerentes e assistenciais como evento acompanhado e influenciado por aspectos operacionais, de cunho mais objetivo, como barreiras institucionais para formação de vínculos, mas, principalmente, por aspectos subjetivos, atrelados ao modo de ser do profissional e que moldam o cuidado humanístico.
ABSTRACT Objective to understand the meanings of care in the hospital routine for nursing professionals working in management and care. Methods qualitative study that adopted the Human Care Theory as a reference. 38 nursing professionals participated, including service coordinators, directors, nurse assistants and nursing technicians. Data collection took place through semi-structured interviews recorded, transcribed and submitted to Content Analysis, Thematic modality.