Exodontia de pré-molar incluso em íntimo contato com o nervo mentoniano: relato de caso
Unerupted premolar extraction in close contact with the mental nerve: case report
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.); 40 (3), 2019
Publication year: 2019
Ocasionalmente, as unidades dentárias sofrem alterações em sua região de desenvolvimento natural, impossibilitando a erupção ou irrompimento em posições funcionais.
Objetivo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar o procedimento ambulatorial de exodontia de pré-molar impactado em íntimo contato com o nervo mentual, observando os riscos presentes.Relato de Caso:
Paciente do gênero feminino, faioderma, 30 anos de idade, procurou o serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da OSID/UFBA para exodontia da unidade 35 inclusa, com finalidade ortodôntica, após insucesso de tracionamento prévio. O plano de tratamento incluiu exodontia do elemento 35 sob anestesia local. No pós-operatório de sete dias, foi referida presença de hipoestesiaemregião de mento e lábioesquerdo, sendo esta sintomatologia ausente após o vigésimo primeiro dia de acompanhamento. No momento, em acompanhamento de 04 meses de pós-operatório, a paciente encontra-se sem sinais e sintomas de hipoestesia em hemiface afetada, bem como retorno ao tratamento ortodôntico.Conclusão:
A técnica cirúrgica minimamente invasiva é imprescindível para obtenção de bons resultados com o mínimo de repercussão para o paciente, ainda que o trauma cirúrgico devido ao afastamento do nervo mentoniano possa provocar alteração de sensibilidade pós-operatória temporária. Este caso pode contribuir para a literatura mínima disponível sobre os segundos pré-molares impactados, oferecendo uma opção de abordagem em seu plano de tratamento, de forma a evitar lesões ao nervo mentoniano e persistência de hipoestesia no pós-operatório(AU)
Occasionally, dental units undergo changes in their region of natural development, making it impossible to erupt in functional positions.