Candomblé Ketu e o sincretismo religioso no Brasil: perspectivas sobre as representações de Òṣàlá na diáspora
Candomblé Ketu and religious syncretism in Brazil: prospects on Òsàlá'srepresentations in diaspora

Memorandum; 37 (), 2020
Publication year: 2020

A figura de Òsàlá ou Oxalá é muito presente na cultura religiosa brasileira, principalmente por conta do sincretismo religioso. A forma orgânica como se desenvolveram as religiões de matriz africana no Brasil estabeleceu hoje um quadro complexo, mas infelizmente folclorizado e muitas vezes reduzido a uma simplicidade, fruto de estigmas e de uma trajetória racista em essência. O Candomblé e a Umbanda estão presentes na vida do brasileiro, tal como seus cultos. Mesmo para aqueles não iniciados, Òsàlá está no imaginário social justamente por essa popularidade. É no intuito de sintetizar essas muitas ideias que esse artigo se dedicou a organizar as percepções existentes sobre Òsàlá e Oxalá, traçando-as sob as perspectivas do Candomblé de nação Ketu e da Umbanda. Perpassando por problemáticas históricas, ritos de culto, questões raciais e reflexões epistemológicas e etimológicas, apresenta-se um material reflexivo e crítico sobre a presença de Òsàlá em solo brasileiro.
The figure of Òsàlá or Oxalá is very present in Brazilian religious culture, mainly because of religious syncretism. The organic way in which African religions developed in Brazil has established today a complex but unfortunately folklorized picture, often reduced to simplicity, the result of stigmas and a racist trajectory inessence. Candomblé and Umbanda are present in the life of Brazilians, as well as intheir cults. Even for those uninitiated, Òsàlá is in the social imagination of society precisely because of its popularity. It is in order to synthesize these many ideas that this essay is devoted to organizing the existing perceptions of Òsàlá and Oxalá, tracing them from the perspective of the Ketu Nation Candomblé and Umbanda. Going through historical problems, rites of worship, racial issues andepistemological and etymological reflections, we present a reflexive and criticalmaterial about the presence of Òsàlá in Brazilian ground.

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