Pensamento Interpretativo de Freud Diante de uma Estética da Negatividade: Algumas Notas para Aproximação
Freud's Interpretative Thinking in Front of an Aesthetic of Negativity: Some Notes for Approachment
Pensamiento Interpretativo de Freud Frente a una Estética de la Negatividad: Algunas Notas para Aproximación

Estud. pesqui. psicol. (Impr.); 20 (2), 2020
Publication year: 2020

Lançar mão de um regime estético que preza pela forma e que é pautado na negatividade é procurar romper com a sistematicidade e o autocoerente. Voltando-se à não-identidade e prescindindo de aspirações totalitárias de compreensão da obra, esse modelo de aproximação da arte tem seu rigor pautado num inacabado, num estar em constante transformação, num ser constituído pelo saber e o não-saber, conferindo à obra de arte um status de autonomia, autenticidade e singularidade. A partir disso, o artigo tem como objetivo investigar como a concepção de interpretação da arte sustentada por esse regime estético pode ser capaz de respaldar uma virada no pensamento interpretativo de Freud - este comumente colocado num lugar de utilização da arte para validar conceitos psicanalíticos. Conclui-se que é a partir de fenômenos que destoam que se pode localizar a potencialidade, o que leva a interpretação freudiana a tomar novos rumos. Olhando para seus textos como se olha para uma obra de arte - com atenção aos detalhes - é possível a emergência de um Freud repaginado. (AU)
To be used of an aesthetic regime which appreciate shape, and it's based on negativity, is to seek to break the systematicity and the self coherent. Turning to the non-identity and sparing of totality aspirations of art understanding, this model of art approachment has its rigor based on an unfinished, in a way of constant transformation, in a being constituted by knowledge and non-knowledge, conferring to the masterpiece a status of autonomy, authenticity and uniqueness. Therefore, the article aims to investigate how the conception of art interpretation sustained by this aesthetic regime may be able to support a turn up in Freud interpretative thinking - this usually placed in a place of art use to validate psychoanalytic concepts. It is concluded that it is from the phenomena that clash that the potentiality can be located, which leads the freudian interpretation to take new directions. Looking at his texts as you look at a masterpiece - with attention to details – it is possible the emerge of a new on Freud. (AU)
Aprovecharse de un régimen estético que valora la forma y que es pautado en la negatividad es tratar de romper con la sistematicidad y el autocoherente. Inclinándose a la no identidad y prescindiendo de aspiraciones totalitarias de comprensión de la obra, ese modelo de aproximación del arte tiene su rigor pautado en un inacabado, en un estar en constante transformación, en un ser constituido por el saber y el no-saber, confiriendo a la obra de arte un estatus de autonomía, autenticidad y singularidad. A partir de eso, el artículo tiene como objetivo investigar cómo la concepción de interpretación del arte sostenida por ese régimen estético puede ser capaz de respaldar un giro en el pensamiento interpretativo de Freud - este comúnmente colocado en un lugar de utilización del arte para validar conceptos psicoanalíticos. Se concluye que es a partir de fenómenos que desentonan que se puede localizar la potencialidad, lo que lleva a la interpretación freudiana a tomar nuevos rumbos. Mirando sus textos como se mira a una obra de arte -con atención a los detalles- es posible la emergencia de un Freud repaginado. (AU)

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