J. bras. econ. saúde (Impr.); 12 (2), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
Avaliar a correlação dos indicadores financeiros do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) pelos municípios do estado de Pernambuco. Métodos:
Trata-se de um estudo ecológico de natureza quantitativa. A população do estudo foi composta pelos 184 municípios do estado de Pernambuco. Foram utilizados dados secundários coletados no TABNET/Datasus e no SIOPS do ano de 2018. Os dados foram analisados inicialmente a partir da estatística descritiva. Foram utilizadas as correlações de Spearman. Resultados:
A Receita Líquida Total, a Transferência para a saúde, a Transferência da União para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Receita de Transferência SUS e a Despesa Total com Saúde apresentaram influência significativa (p < 0,05) quando relacionadas com a taxa de ICSAP. Os outros indicadores do SIOPS não apresentam influência significativa. Conclusão:
Os municípios que possuem uma maior receita líquida total possuem menores taxas de ICSAP. Assim, é necessária uma avaliação dos investimentos municipais em saúde para uma priorização da Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, aumentando os investimentos e fortalecendo a Atenção Primária, as taxas de ICSAP diminuirão.
Objective:
Evaluate the correlation of the financial indicators of the Information System on Public
Health Budgets (SIOPS) and Hospitalizations for Conditions Sensitive to Primary Care (ICSAP) by the
municipalities of the state of Pernambuco. Methods:
This is an ecological study of a quantitative
nature. The study population consisted of 184 municipalities in the State of Pernambuco. Secondary
data collected in TABNET/Datasus and SIOPS in 2018 were used. The data were initially analyzed
using descriptive statistics. Spearman’s correlations were used. Results:
Total Net Revenue, Transfer
to health, Transfer from the Union to the Unified Health System (SUS), Revenue from SUS Transfer and Total Health Expense showed significant influence (p < 0.05) when related to the rate of ICSAP. The other SIOPS indicators have no significant influence. Conclusion:
Municipalities that have a higher
total net revenue have lower rates of ICSAP. Thus, it is necessary to evaluate municipal investments
in health in order to prioritize Primary Health Care. Thus, increasing investments and strengthening
Primary Care, the rates of ACSC will decrease.