Efeitos combinados da fisioterapia e terapia robótica no equilíbrio e velocidade da marcha em pacientes com lesão medular incompleta
Combined effects of physiotherapy and robotic therapy on gait balance and speed in patients with incomplete spinal cord injury
Acta fisiátrica; 26 (3), 2019
Publication year: 2019
Restaurar a capacidade de andar é um dos objetivos da reabilitação na lesão medular incompleta (LMI). O treino orientado a tarefa abrange os princípios do aprendizado motor, envolvendo mecanismos de neuroplasticidade central e, consequentemente, reorganização cortical. O treinamento da marcha robótica G-EO System (GS) atua como um reforço da prática repetitiva e específica das fases da marcha.
Objetivo:
Investigar os efeitos combinados da fisioterapia e da terapia robótica na funcionalidade da marcha em relação ao equilíbrio e velocidade da marcha em pacientes com LMI.Métodos:
Estudo de coorte retrospectivo com 14 pacientes na fase crônica da doença, que realizaram 20 sessões de GS associado à fisioterapia convencional (FC). Utilizamos o Teste de Caminhada de 10 Metros (TC10) e a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). Valores de p <0,05 foram considerados estatisticamente significativos pelo teste de Wilcoxon ao início da fisioterapia convencional e pré e pós intervenção.Resultados:
Observou-se que no TC10, a velocidade inicial média variou de 2,60 m/s ± 1,72 no início da FC a 1,57 m/s ± 0,80 no final das 20 sessões de GS com p = 0,0424. Para a EEB no início da FC, a média foi de 31,85 pontos ± 12,50 e 42,35 ± 14,25 ao final da intervenção, com p = 0,0096.Conclusão:
A terapia robótica da marcha associada à FC mostrou-se eficaz na promoção do equilíbrio e da melhora da velocidade da marcha em indivíduos na fase crônica da LMI.
Restoring the ability to walk, especially independently, is one of the goals in the rehabilitation of patients with incomplete spinal cord injury (ISCI). The G-EO System (GS) robotic gait training acts as a reinforcer of the repetitive and specific practice of the gait phases.