A escrita como performance e as cartas como método: carta às leitoras e leitores deste artigo
Writing as a performance and letters as a method: letter to the readers of this article
Escribir como actuación y cartas como método: carta a los lectores de este artículo

Pesqui. prát. psicossociais; 15 (3), 2020
Publication year: 2020

O presente artigo tem como objetivo transmitir ao leitor a visão possível da escrita performativa como forma natural e intrínseca, uma vez que a escrita e a vida se perpassam, mostrando que o ato de escrever é, concomitantemente, se escrever e se inscrever na História. Para tanto, foi necessário o reencontro com cartas e poemas produzidos ao longo de um processo pessoal de construção de uma dissertação do mestrado em Psicologia, utilizando como pilar o encontro com as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, suas relações pessoais e políticas com o feminino e com o labor da escrita atrelado ao viver. Dessa forma, conseguimos compreender a escrita como parte da vida, indo na contramão da laboração da escrita acadêmica, com seus processos de colonização da nossa maneira de escrever e de nossa forma de pensar e aprender, convidando, enfim, o leitor a participar de forma ativa dessa desconstrução, derrubando os conceitos de como se deve, ou não, proceder na escrita.
This article aims to convey to the reader the possible view of performative writing as a natural and intrinsic form, where writing and life itself intersect, in an attempt to show that the act of writing is simultaneously, write and subscribe to history. Therefore, it was necessary to re-encounter letters and poems produced during a personal process of creation of a Master's thesis in Psychology, utilizing as a pillar the meeting with the writers Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo, their personal and political relations with the feminine and with the labor of writing linked to the act of living. Thus, we can understand writing as part of life, confronting the milling of academic writing and its processes of colonization of our way of writing and our way of thinking and learning, and finally inviting the reader to actively participate in this deconstruction, overturning the concepts of how one should, or should not, proceed in writing.
Este artículo tiene como objetivo transmitir al lector la posible visión de la escritura performativa como una forma natural e intrínseca, donde la escritura y la vida misma se cruzan, en un intento de mostrar que el acto de escribir es simultáneamente, escribir y suscribirse a la historia. Por lo tanto, fue necesario reencontrarse con cartas y poemas producidos durante un proceso personal de creación de una tesis de maestría en psicología, utilizando como pilar la reunión con las escritoras Carolina Maria de Jesus y Conceição Evaristo, sus relaciones personales y políticas con lo femenino y con el trabajo de la escritura vinculado al acto de vivir. Por lo tanto, podemos entender la escritura como parte de la vida, confrontar la molienda de la escritura académica y sus procesos de colonización de nuestra forma de escribir y nuestra forma de pensar y aprender, y finalmente invitar al lector a participar activamente en esta deconstrucción, volcando los conceptos de cómo se debe, o no, proceder en el proceso de escritura.

More related