Seria o YouTube uma fonte confiável de informação sobre clareamento dental no Brasil?
Would YouTube a reliable source of information about dental bleaching in Brazil?
Rev. odontol. UNESP (Online); 49 (), 2020
Publication year: 2020
Resumo Introdução O clareamento dental é um procedimento amplamente realizado, levando a uma procura de informação pelos pacientes, sendo que uma dessas fontes são os vídeos do YouTube.
Objetivo:
Avaliar a qualidade das informações contidas nos vídeos do YouTube sobre clareamento dental no Brasil. Material e método Uma busca no YouTube foi realizada com a frase "clareamento dental". Os primeiros 100 vídeos foram selecionados e visualizados na íntegra por dois examinadores, e parâmetros gerais foram registrados. Para avaliar a qualidade das informações, duas análises foram realizadas, avaliando a utilidade e a confiabilidade das informações. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para avaliar e comparar a qualidade das informações. Resultado Dos 100 vídeos selecionados, 22 foram excluídos por não se adequarem aos critérios de seleção, restando 78 vídeos. Sobre a utilidade dos vídeos, 65,4% foram classificados como não úteis, 26,9% pouco úteis, 6,4% moderadamente úteis e apenas 1,3% muito útil. Sobre a confiabilidade dos vídeos, 94% não utilizaram fontes confiáveis de informação e 69% das informações não se apresentaram equilibradas e imparciais. Por outro lado, 60% dos vídeos exibiram informações claras e objetivas. Conclusão Atualmente, o YouTube não é uma fonte adequada de informações para pacientes sobre clareamento dental no Brasil. Sobre a qualidade dos vídeos, a maioria não se apresentou como satisfatória para os critérios de confiabilidade e utilidade. Os dentistas são a melhor fonte de conteúdo para clareamento dental. Entretanto os vídeos mais populares são de leigos e normalmente abordam receitas caseiras de clareamento dental.
Abstract Introduction Dental Bleaching is a widely procedure in dental practice, conducting patients to search for information and one of these sources of information it is videos from YouTube.