Serious game na promoção da saúde para escolares: uma pesquisa-ação de educação alimentar
Serious game on health promotion for schoolchildren: an action research on food education
Serious game en la promoción de la salud para escolares: una investigación-acción de educación alimentaria
Rev. baiana saúde pública; 43 (1), 2019
Publication year: 2019
Avaliar a percepção de alimentação saudável por escolares entre 7 e 10 anos de idade a partir de um serious game de promoção da saúde. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, tendo como referencial a percepção de Merleau-Ponty, mediante grupos focais com 31 escolares e com 7 profissionais da área da educação a respeito da compreensão sobre a alimentação das crianças e interesses para com o jogo. Houve ainda entrevistas individuais com outros 37 escolares pós-teste do jogo. Os materiais resultantes foram analisados a partir do software Alceste e sob a luz da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Identificou-se boa aceitação da merenda escolar, com rejeição de algumas preparações, em concomitância com o consumo de alimentos industrializados. Na construção do jogo, foi sugerido um sistema de recompensas pelas escolhas saudáveis. A percepção das crianças sobre alimentação saudável esteve relacionada ao consumo de alimentos in natura, sobretudo frutas, estabelecendo um elo entre o jogo e suas vivências pessoais. A compreensão sobre alimentação a partir do jogo revelou-se propulsora de dotar as crianças de saberes para que façam as suas escolhas alimentares. Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação alimentar e nutricional. Criança. Jogo.
We evaluated the perception of healthy eating by schoolchildren between seven and ten years by a serious game for health promotion. An action research with a qualitative approach was developed by means of focus groups with 31 schoolchildren and seven educators about the understanding regarding children’s feeding habits and their interests towards the game. Others 37 children were interviewed individually in a post-test. The resulting materials were analyzed with use of the application software Alceste and in light of Merleau-Ponty’s phenomenology of perception. Good acceptance of school meals was found, alongside rejection of some preparations and the consumption of industrialized foods. During the construction of the game, a system of rewards for healthy choices was suggested. The children’s perception about healthy eating was related to the consumption of fresh foods, mainly fruits, relating the game and their lives. Learning about feeding habits with the game gave children the knowledge to make their own food choices.
Evaluar la percepción de alimentación sana por escolares entre 7 y 10 años de edad a partir de un serious game de promoción de la salud. Se desarrolló una investigaciónacción de abordaje cualitativo, basándose en el referencial teórico de Merleau-Ponty, en la cual participó grupos focales con 31 escolares y con 7 profesionales del área de la educación acerca de la comprensión sobre la alimentación de los niños e intereses en el juego. También se realizó entrevistas individuales con otros 37 escolares en un postest del juego. Los materiales resultantes se analizaron por medio del software Alceste y bajo la luz de la fenomenología de la percepción de Merleau-Ponty. Se identificó buena aceptación de la merienda escolar, con rechazo de algunas preparaciones, en concomitancia con el consumo de alimentos industrializados. En la construcción del juego se sugirió un sistema de recompensas por las elecciones sanas. La percepción de los niños sobre alimentación sana estuvo relacionada al consumo de alimentos in natura, sobre todo frutas, estableciendo una relación entre el juego y sus vivencias personales. La comprensión sobre la alimentación a partir del juego se ha revelado propulsora al dotar de saberes a los niños para que hagan sus elecciones alimenticias.