Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência
Gincana para la enseñanza de inmunización a los académicos de enfermería: relato de la experiencia
Games for teaching immunization to nursing students: experience report

Rev. enferm. Cent.-Oeste Min; 10 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

Descrever a experiência na construção e aplicação de uma gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de Enfermagem.

Método:

Trata-se de um relato de experiência de uma gincana que foi construída com base em cinco jogos adaptados ao conteúdo de imunização: dramatização, paródia, tabuleiro, palavra cruzada e, verdadeiro ou falso. Esse conteúdo é abordado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro.

Resultados:

Todos foram aplicados para acadêmicos de Enfermagem, durante duas aulas, com duração de oito horas. Os acadêmicos são divididos em quatro grupos e vence o grupo que obtiver maior pontuação na gincana. A maior dificuldade encontrada foi a falta de preparo por parte dos alunos para a gincana, com pouco estudo prévio sobre a temática, consequência de os estudantes não estarem habituados a trabalhar em grupo de forma participativa, assumindo o protagonismo do seu aprendizado. Entretanto, considera-se que os jogos foram recursos positivos para a resolução de problemas e reflexão sobre o conteúdo teórico.

Conclusão:

Conclui-se que os jogos podem ser utilizados no ensino quando adaptados ao conteúdo desejado, pois permitem o aprofundamento teórico de maneira lúdica e prazerosa aos estudantes (AU)

Objective:

To describe an experience of construction and application of a game section for teaching immunization to nursing students.

Method:

This is an experience report of a game section that was built based on five games adapted to the immunization content: dramatization, parody, board, crossword and true or false. This content is addressed in the Child and Adolescent Health Nursing course at a Public University in the Midwest of Brazil.

Results:

The games were applied to nursing students during two classes, lasting eight hours. The students were divided in four groups and the group with the highest score in the contest was the winner of the competition. The greatest difficulty encountered by the students was their lack of preparation for the competition, with little previous study about the topics, which was a consequence of the lack of the habit among students of working in groups in a participatory way, assuming a protagonist learning behavior. However, it is considered that the game section was a positive resource for solving problems and reflecting on the theoretical content.

Conclusion:

It is concluded that games can be used in teaching when adapted to the desired content, since they allow theoretical deepening in a playful and pleasurable way for students.(AU)

Objetivo:

Describir la experiencia en la construcción y aplicación de una gincana para enseñar inmunización a estudiantes de enfermería.

Método:

Este es un informe de la experiencia de una gincana que se construyó con base en cinco juegos adaptados al contenido de inmunización: dramatización, parodia, tablero, crucigrama y verdadero o falso. Este contenido se aborda en la disciplina de Enfermería en Salud Infantil y Adolescente en una Universidad Pública del Medio Oeste de Brasil.

Resultados:

Todos se aplicaron a estudiantes de enfermería durante dos clases, con una duración de ocho horas. Los académicos se dividen en cuatro grupos y gana el grupo con la puntuación más alta en el concurso. La mayor dificultad encontrada fue la falta de preparación por parte de los estudiantes para la competencia, con poco estudio previo sobre el tema, una consecuencia de que los estudiantes no estaban acostumbrados a trabajar en grupos de manera participativa, asumiendo el protagonismo de su aprendizaje. Sin embargo, se considera que los juegos fueron recursos positivos para resolver problemas y reflexionar sobre el contenido teórico.

Conclusión:

Se concluye que los juegos se pueden usar en la enseñanza cuando se adaptan al contenido deseado, ya que permiten la profundización teórica de una manera lúdica y placentera para los estudiantes.(AU)

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