Vínculo afetivo materno: processo fundamental para o desenvolvimento infantil uma revisão de literatura
Maternal Affective Link: a Key Process for Child Development a Literature Review
Rev. Salusvita (Online); 39 (1), 2020
Publication year: 2020
Dentre os fatores que influenciam na criação do vínculo materno, alguns estão em maior evidência provocando um atraso no desenvolvimento infantil, causando um dano na interação entre mãe e filho e também na infância do mesmo. O presente trabalho tem como objetivo descrever quais são os fatores que influenciam na criação do vínculo materno e quais podem gerar atraso no desenvolvimento. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o intuito de reunir e sintetizar os estudos sobre o tema. Para o acesso, foram identificados os descritores em português: “Desenvolvimento Infantil; Vínculo Afetivo; Aleitamento Materno”.
Os critérios de inclusão foram:
artigos no idioma português, que apresentaram o estudo publicado na íntegra, existentes nas bases de dados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ScientificElectronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico (GOOGLE ACADÊMICO).Os critérios de exclusão foram:
artigos que não se relacionam com o tema central e artigos que não estão dispostos na íntegra. Foram incluídos um total de 16 artigos, sendo 4 extraídos da base de dados SCIELO, 5 extraídos da base de dados BVS e 7 extraídos da base de dados GOOGLE ACADÊMICO. Os estudos apresentaram diversos fatores associados a criação do vínculo materno como parto normal e aleitamento materno exclusivo. Dentre estes, também foi visto que a depressão pós-parto, a falta de cuidado dos pais e o aleitamento incorreto podem gerar um atraso no desenvolvimento infantil. Dessa forma apresentou a necessidade de conscientização e educação da equipe multiprofissional atuante no processo de recepção das grávidas e familiares desde o pré-natal até o período pós-parto, buscando proporcionar a qualidade do cuidado e a segurança do paciente.
Among the factors that influence the creation of the maternal bond, some are more evident causing a delay in child development, causing damage in the interaction between mother and child and also in childhood. The present work has as main objective to describe which are these factors that influence the creation of the maternal bond and which factors may end up causing a developmental delay. A literature review was conducted to gather and synthesize the studies on the subject. For access, the descriptors in Portuguese were identified: “Maternal bond; Child development”.