Dança como conteúdo da educação física escolar
Dance as content of school physical education
Danza como contenido de la educación física escolar
Pensar Prát. (Online); 23 (), 2020
Publication year: 2020
O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção da dança
como conteúdo da educação física escolar, expressa nos artigos publica
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dos na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Trata-se de pes-
quisa bibliográfica em que foram analisados 10 artigos. Encontramos em
maior abundância as concepções da dança como linguagem, linguagem
simbólica ou forma de comunicação e maior incidência do referencial
fenomenológico. Apontamos a necessidade de aprofundamentos sobre
o tipo de sujeito que se quer formar a partir das concepções citadas. Por
fim, fazemos a defesa do ensino da dança na escola a partir da concep
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ção de formação omnilateral.
The objective of this research was to analyze the conception
of dance as content of school physical education, expressed in the
articles published in the Brazilian Journal of Sports Sciences (RBCE).
It is a bibliographical research in which 10 articles were analyzed. We
show in greater abundance the conceptions of dance as language,
symbolic language or form of communication, and higher incidence of the phenomenological referential. We point out the need for deepening
on the type of subject that one wants to form from the conceptions
mentioned. Finally, we make the defense of the teaching of dance in the
school from the conception of omnilateral formation.
El objetivo de esta investigación fue analizar la concepción
de danza como contenido de la educación física escolar, expresa en
los artículos publicados en la Revista Brasileña de Ciencias del Deporte
(RBCE). Es una investigación bibliográfica en la cual fueron analizados 10
artículos. Evidenciamos en mayor abundancia las concepciones de danza
como lenguaje, lenguaje simbólico o manera de comunicación y mayor
incidencia del referencial fenomenológico. Aponemos la necesidad
de profundizaciones sobre el tipo de sujeto que se quiere formar a
partir de las concepciones citadas. Por último, hacemos la defensa de
la enseñanza de la danza en la escuela a partir de la concepción de la
formación omnilateral.