A coreologia de Rudolf Laban e o ensino de artes corporais: uma síntese de conceitos-chave
Laban’s choreology and art teaching: a synthesis of key concepts
La coreología de laban y la enseñanza de artes corporales: una síntesis de conceptos clave

Pensar Prát. (Online); 23 (), 2020
Publication year: 2020

Laban lançou a Coreologia em 1928 com o propósito de redi- mensionar o lugar do corpo e do movimento na cultura e na sociedade. A Coreologia, em linhas gerais, estrutura-se através de duas categorias que devem ser estudadas de forma integrada: a Corêutica (harmonia es- pacial) e a Eucinética (qualidades expressivas do movimento). O propósi- to deste artigo de revisão é apresentar uma síntese de conceitos-chave da Coreologia de Laban (Corêutica e Eucinética), além de refletir, com base nos conhecimentos historicamente construídos, sobre o ensino de artes corporais. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a di- vulgação, entre estudantes e profissionais de artes, pedagogia e educa - ção física, de uma obra instigante e atual que se contrapõe ao tecnicismo ainda vigente nas aulas de dança, ginástica, circo e artes marciais.
Laban launched Choreology in 1928 with the purpose of re- dimensioning the place of body and movement in culture and society.

Choreology is structured through two categories that should be thought of as a unit:

Choreutics and Eukinetics. The purpose of this review article is to present a synthesis of the key concepts of Laban’s Choreology and reflect, based on this historically constructed knowledge, on the teaching of body movement arts. It is hoped that this synthesis can contribute to the dissemination, among students and professionals of arts, pedagogy and physical education, of an instigating and current work that opposes the technicism still present in dance, gymnastics, circus and martial arts classes.
Labán lanzó Coreología en 1928 con el propósito de redimensionar el lugar del cuerpo y el movimiento en la cultura y la sociedad.

La Coreología se estructura a través de dos categorías que deben considerarse como una unidad:

Corêutica y Eucinética. El propósito de este artículo de revisión es presentar una síntesis de los conceptos clave de la Coreología de Labán y reflexionar, basándose en este conocimiento históricamente construido, sobre la enseñanza de las artes del cuerpo. Se espera que esta síntesis pueda contribuir a la difusión, entre estudiantes y profesionales de artes, pedagogía y educación física, de un trabajo instigador y actual que se opone al tecnicismo aún vigente en las clases de danza, gimnasia, circo y artes marciales.

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