Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque
Singing someone else’s pain: Zuzu Angel’s story and the song as a historical testimony in Chico Buarque’s work
Cantando el dolor del otro: el caso de Zuzu Angel y la canción como testimonio en el trabajo de Chico Buarque
RECIIS (Online); 14 (4), 2020
Publication year: 2020
Neste artigo, discutimos a estetização do testemunho histórico sob a forma da canção popular em duas
obras do compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) e Pedaço de mim (1978). Ambas se inspiram no caso Zuzu Angel, uma famosa estilista de moda, amiga do compositor, que teve seu filho morto pela ditadura civil militar em 1971, e faleceu num controverso acidente de carro em 1976. Partindo das reflexões de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva e Blacking, procuramos
discutir como a canção popular pode ser uma forma peculiar tanto de expressar a natureza do trauma, como de trazer à tona aspectos específicos de uma suposta verdade testemunhal.
In this article we discuss the aesthetization of historical testimony in two songs by composer Francisco Buarque de Holanda:
Angélica (1981) and Pedaço de mim (1978), both inspired in the story of Zuzu Angel, a Brazilian fashion stylist whose son was killed by the government during Brazilian civil military dictatorship in 1971. Zuzu Angel died in a mysterious car accident in 1976. We cite authors such as Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva and Blacking to discuss how a popular song can be a peculiar way to express the nature of the trauma and to bring to light specific features of an alleged testimonial truth.
En este artículo, discutimos la estetización del testimonio histórico en forma de canción popular en dos
obras del compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) y Pedaço de mim (1978), ambas inspiradas en el caso de Zuzu Angel, una famosa estilista brasileña cuyo hijo fue asesinado por la dictadura civil militar en 1971, y murió en un controvertido accidente automovilístico en 1976. De las reflexiones de
autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva y Blacking, buscamos discutir como la
canción popular puede ser una forma peculiar tanto de expressar la naturaliza del trauma como de sacar a
la luz aspectos específicos de la supuesta verdad de um testimonio.