Epidemiologia do abuso sexual contra crianças e adolescentes admitidas em um hospital de referência da amazônia brasileira: um estudo exploratório-descritivo
Epidemiology of sexual abuse against children and adolescents admitted to a referral hospital of the Brazilian Amazon: a study exploratory-descriptive

Diagn. tratamento; 25 (4), 2020
Publication year: 2020

Introdução:

O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes exige que se conheçam todos os fatores envolvidos, para a elaboração de estratégias governamentais de enfrentamento.

Objetivo:

Descrever a epidemiologia da violência sexual infantojuvenil admitidas em um hospital de referência de Macapá (AP), Amazônia Brasileira.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital infantojuvenil de referência estadual, situado no município de Macapá (AP), acerca dos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual durante o ano de 2016, mesclando dados públicos e de prontuários.

Resultados:

Foram analisados 55 prontuários e fichas de notificações, sendo que a faixa etária de 8 a 10 anos foi a mais prevalente, com predominância do sexo feminino 76,4%. O agressor do sexo masculino foi o mais prevalente 69,1% e 37,7% deles eram desconhecidos da vítima. A própria residência da vítima foi o local com maior índice de casos 49,1%, sendo que 81,8% ocorreram na cidade de Macapá.

Conclusão:

Registrou-se alto índice de abusos sexuais infantis em Macapá, com predomínio de vítimas do sexo feminino, com menos de 10 anos, agredidas em sua própria residência, por abusadores do espaço doméstico (intrafamiliar) e por estranhos (extrafamiliar).

Os autores:

padrasto, primo e tio representaram 28,3%, desconhecidos corresponderam a 37,7%, sendo o ambiente e o vínculo do agressor “não informado” em 71,4% dos casos. A falha no preenchimento dos dados no formulário de atendimento às vítimas de violência sexual compromete a definição precisa e clara do panorama que envolve a situação de saúde pública.

More related