Pneumotórax secundário por lesão cística formada na síndrome respiratória aguda pela COVID-19 – um relato de caso
Secondary pneumothorax by cystic lesion formed in the syndrome respiratory distress by COVID-19 - a case report

Diagn. tratamento; 25 (4), 2020
Publication year: 2020

Contexto:

Revisões de exames de imagem de tórax durante a pandemia pela COVID-19 relatam que pneumotórax é evento raro, quando não associado à ventilação mecânica. Relatamos um caso de paciente com COVID-19 que apresentou pneumotórax e discutimos sua fisiopatologia, com descrição inédita de alteração anatômica promovida pela COVID-19.

Descrição do caso:

Paciente de 46 anos, em fase de recuperação de síndrome respiratória aguda pela COVID-19, com exame RT-PCR (transcrição reversa - reação em cadeia da polimerase) para COVID-19 positivo que desenvolveu quadro agudo de dor, falta de ar, hemoptoico e dispneia de início abrupto devido a hidropneumotórax moderado, sem ter sido submetido a ventilação com pressão positiva. O pneumotórax foi prontamente drenado, evoluindo com alta hospitalar após seis dias, com reexpansão pulmonar, mas ainda apresentando lesões em vidro fosco pulmonares típicas da COVID-19 e pequena lesão cística, visível desde a primeira tomografia, feita na fase aguda e com remissão completa na fase de convalescência.

Discussão:

Apresentamos uma manifestação rara da síndrome respiratória aguda pela COVID-19, ainda não relatada no Brasil, e que associamos com a formação de cistos pulmonares e piora da complacência pulmonar.

Conclusão:

Pneumotórax deve ser lembrado como hipótese diagnóstica em pacientes que apresentam quadro súbito de dor torácica, dispneia e hipoxemia e sugerimos rever seus exames de imagens em busca de lesões que justifiquem a ruptura pleural.

More related