Necessidades em Saúde dos adolescentes na perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde
Health needs of adolescents from the perspective of Primary Health Care professionals
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 26 (2), 2021
Publication year: 2021
Resumo O reconhecimento das necessidades em saúde é essencial na elaboração de ações e políticas públicas.
Objetivo:
analisar o reconhecimento e a satisfação das necessidades em saúde dos adolescentes, a partir da perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde.Método:
estudo qualitativo, exploratório e descritivo, analisou 15 entrevistas realizadas com profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam no Distrito Sanitário III em Recife, Pernambuco, Brasil, há um ano ou mais. Foi realizada análise de conteúdo com apoio do software webQDA.Resultados:
emergiram cinco categorias empíricas: Adolescente e adolescência, Necessidades individuais e do grupo social, Organização política e normativa, Ações profissionais, em equipe e intersetoriais e Potencialidades e limites no atendimento ao adolescente. A compreensão sobre a adolescência é pautada em estereótipos e de frágil articulação aos contextos sociais, econômicos, políticos e históricos. Os profissionais reconhecem como necessidades as demandas compatíveis com as ações programáticas da Atenção Básica sem terem instrumentos suficientes para lidar com as peculiaridades do grupo. A ausência de metas no Plano Municipal de Saúde iguala os adolescentes a outros grupos sociais e lhes oferece o mesmo cardápio de necessidades.
Abstract The recognition of health needs is essential to develop public actions and policies.