Masculinidade(s) no balé: gênero e sexualidade na infância
Masculinity/ies in ballet: gender and sexuality in childhood
Masculinidad(es) en el ballet: género y sexualidad en la infancia

Movimento (Porto Alegre); 25 (1), 2019
Publication year: 2019

Fundamentado nos Estudos Feministas, Culturais e de Gênero, este texto analisa a relação de meninos e dança, a partir do caso do Rodrigo, praticante de balé e hip-hop, especialmente as condições de possibilidade que constituíram a prática dele. Foram realizadas observações etnográficas e entrevistas. Após a discussão sobre gênero e sexualidade na infância, analisou-se o caso de Rodrigo e discutiu-se a questão da dança e masculinidades, destacando que a experiência se deu desde o ensino infantil e com apoio da família, o que ilustra linhas de fugas possíveis na norma heteronormativa. Finaliza este trabalho uma reflexão sobre as condições de possibilidade às quais Rodrigo teve acesso para a prática do balé, apontando como elas possibilitam pensar sobre a relação práticas corporais e gênero/sexualidade
This text analyzes boys’ relationship with dance based on Feminist, Cultural and Gender Studies, focused on the case of ballet and hip-hop dancer Rodrigo and the possibilities that supported the emergence of his practice. A series of Ethnographic observations and interviews were conducted. After the discussion on gender and sexuality in childhood, we analyzed Rodrigo’s case and examined the issue of dance and masculinities, stressing that the experience took place during childhood education along with his family’s support, pointing out possible escape lines from the heteronormative standard. The work ends by reflecting on the opportunities that provided Rodrigo with access to ballet and how they help looking into the link between bodily practices and gender/sexuality
Fundamentado en los Estudios Feministas, Culturales y de Género, este texto analisa la relación entre niños y danza, a partir del caso de Rodrigo, practicante de ballet y hip-hop, especialmente las condiciones de posiblidad que constituyeron su práctica. Se realizaron observaciones etnográficas y entrevistas. Después de la discusión sobre género y sexualidad en la infancia, se analizó el caso de Rodrigo y se discutió la cuestión de la danza y masculinidades, destacando que la experiencia se dio desde el jardin infantil y con apoyo de la familia, lo que ilustra líneas de fuga posibles en la norma heteronormativa. Finaliza este trabajo con una reflexión sobre las condiciones de posiblidad a las cuales Rodrigo tuvo acceso para la práctica del ballet, mostrando que éstas posiblitan pensar sobre la relación de prácticas corporales y género/sexualidad

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