Transformações políticas na produção de sensibilidade na dança do ventre
Political changes in production of sensitivity in belly dancing
Transformaciones políticas en la producción de sensibilidad en la danza del vientre
Movimento (Porto Alegre); 25 (1), 2019
Publication year: 2019
Este artigo trata da produção de sensibilidades no processo de gestar um corpo dançante na dança do ventre e das transformações políticas daí decorrentes. Este trabalho origina-se de dissertação de mestrado em Psicologia Institucional. O campo de investigação desta pesquisa-intervenção foi um projeto de extensão universitário oferecido a sete mulheres que desconheciam essa modalidade de dança. O recurso do registro das aulas em vídeo constituiu a metodologia, que incluiu ainda uma análise qualitativa deste material, norteada pela concepção deuleuzo-guattariana de arte e pela visão crítica acerca do Orientalismo. Um dos principais resultados obtidos foi a desconstrução da política dominante de sentir e mover-se, gerada pelas sensibilidades e gestualidades suscitadas no processo de aprender a dançar. Depoimentos das participantes presentes nos registros permitem concluir que o processo de gestar um corpo dançante porta uma potência de desestabilização das percepções e sentimentos culturalmente assentados
This article addresses sensitivity production in the process of developing a belly dancing body and the political changes resulting from that. This work comes from a Master’s thesis in Institutional Psychology. The research field of this intervention-research was a university extension project offered to seven women who did not know that dance style. Its methodology included recording the classes on video and conducting qualitative analysis of the material under Deuleuze-Guattari’s conception of art and the critical view about Orientalism. One of the main results obtained was deconstructing the dominant feeling and movement politics created by the sensitivities and gestures that arose in the dance learning process. Participants’ statements in these recordings allow us to conclude that the process of developing a dancing body bears power to destabilize culturally settled perceptions and feelings
Este artículo trata de la producción de sensibilidades en el proceso de gestar un cuerpo danzante en la danza del vientre y las transformaciones políticas de allí derivadas. Este trabajo tiene su origen en una disertación de maestría en Psicología Institucional. El campo investigativo de esta investigación-intervención fue un proyecto de extensión universitaria ofrecido a siete mujeres que desconocían esta modalidad de danza. El registro en video de las clases constituyó la metodología, que incluyó, además, un análisis cualitativo de este material, orientado por la concepción deleuzo-guattariana de arte y por la visión crítica del Orientalismo. Uno de los principales resultados obtenidos fue la desconstrucción de la política dominante de sentir y moverse, generada por las sensibilidades y gestualidades suscitadas en el proceso de aprender a bailar. Testimonios de las participantes presentes en los registros permiten concluir que el proceso de gestar un cuerpo danzante es portador de una potencia de desestabilización de las percepciones y sentimientos culturalmente asentados