Childbearing Motivation Questionnaire: adaptação e evidências de validade para o Brasil
Childbearing Motivation Questionnaire: adaptación y evidencias de validez en Brasil
Childbearing Motivation Questionnaire: adaptation and validity evidences for Brazilian context
Psico (Porto Alegre); 51 (4), 2020
Publication year: 2020
O presente artigo objetiva descrever os procedimentos de adaptação e evidências iniciais de validade do Childbearing Motivation Questionnaire (CBQ) para o Brasil. O CBQ está constituído por duas escalas. A primeira avalia a motivação positiva geral para ter filhos (PCM) e cinco fatores específicos; a segunda avalia a motivação negativa geral (NCM) e quatro fatores específicos.
A adaptação do CBQ foi realizada em cinco etapas:
(i) tradução; (ii) síntese das versões traduzidas; (iii) avaliação por juízes experts; (iv) avaliação pelo público-alvo; e (v) tradução reversa. Para a avaliação da estrutura fatorial de ambas as escalas do CBQ, realizou-se análise fatorial exploratória e análises fatoriais confirmatórias em modelos de segunda ordem e bifactor em uma amostra de 1894 brasileiros de 18 a 68 anos de 25 estados do Brasil. A escala PCM apresentou excelente ajuste tanto para a uma solução fatorial de segunda ordem quando para o modelo bifactor, mas os índices complementares indicam que a escala é primariamente unidimensional. Já a NCM apresentou uma estrutura unifatorial com boas propriedades psicométricas. Os resultados mostram o CBQ como um instrumento válido para a mensuração das motivações positivas e negativas gerais para ter filhos na população brasileira.
Este artículo tiene como objetivo describir los procedimientos de adaptación y evidencias iniciales de validez del Childbearing Motivation Questionnaire (CBQ) para Brasil. El CBQ consta de dos escalas. La primera evalúa la motivación positiva general para tener hijos (PCM) y cinco factores específicos y la segunda evalúa la motivación negativa general (NCM) y cuatro factores específicos.