Efeito do método de Pilates em pacientes com esclerose múltipla: uma revisão sistemática
Effect of the Pilates method in multiple sclerosis patients: a systematic review
Rev. Pesqui. Fisioter; 10 (1), 2020
Publication year: 2020
A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune degenerativa, com incidência desigualmente distribuída em todo o mundo. O método Pilates tem grande relevância no tratamento de pacientes com EM aumentando a capacidade funcional e contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida.
OBJETIVO:
Revisar sistematicamente o efeito do Pilates em pacientes com esclerose múltipla.MÉTODOS:
Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, analisados por dois revisores independentes, conforme recomendado pela plataforma Prisma nas bases de dados PubMed e Cochrane Library. Foram incluídos estudos originais utilizando o método Pilates sobre a força muscular, fadiga e equilíbrio em pacientes com EM. A escala de Cochane foi usada para analisar a qualidade metodológica e a análise de risco de viés.RESULTADOS:
Foram incluídos cinco estudos publicados entre 2014 e 2017. O Método Pilates interveio na melhora da fadiga, equilíbrio e força muscular, quando comparado a outros grupos onde exercícios físicos e fisioterapia padrão foram aplicados em pacientes com EM.CONCLUSÃO:
Conclui-se que o método Pilates é uma opção eficaz para o tratamento da funcionalidade em pacientes com esclerose múltipla.
Multiple sclerosis (MS) is a degenerative autoimmune disease with an unevenly distributed incidence worldwide. The Pilates method has great relevance in treating MS patients, increasing functional capacity and contributing to a significant improvement in quality of life.