Interferência da dupla tarefa no desempenho da marcha em indivíduos com doença de Parkinson
Dual task interference on gait performance in individuals with Parkinson Disease
Rev. Pesqui. Fisioter; 10 (2), 2020
Publication year: 2020
A realização de duas tarefas de forma simultânea exige a capacidade de concentrar atenção e executar duas tarefas ao mesmo tempo. Em indivíduos com Doença de Parkinson as interferências podem ser ainda maiores, visto que esses indivíduos necessitam de um grau maior de atenção apenas para executar uma tarefa única, como no caso, a marcha.
OBJETIVO:
Analisar a interferência da dupla tarefa na marcha de pacientes com DP.MATERIAIS E MÉTODOS:
Estudo observacional de caráter transversal, de natureza quantitativa. Cinco indivíduos com Doença de Parkinson, de ambos os sexos, participaram do grupo experimental; e cinco indivíduos saudáveis fizeram parte do grupo controle. Os participantes tiveram a marcha avaliada com e sem interferência cognitiva, utilizando: Escala de Equilíbrio de Berg; Índice Dinâmico da Marcha; teste de mobilidade funcional (Time Up and Go Test), Esteira Ergométrica e o Stroop Test adaptado para analfabetos.RESULTADOS:
Quando comparados Grupo Experimental e Grupo Controle foram encontradas diferenças estatisticamente significantes nas condições de marcha com interferência de dupla tarefa (Dupla Tarefa Número e Dupla Tarefa Cor) nas variáveis de quantidade de acertos e amplitude de movimento.CONCLUSÃO:
A dupla tarefa em pacientes com DP, interfere principalmente na função cognitiva, enquanto a função motora da marcha permanece parcialmente preservada.
Performing dual tasks simultaneously requires the ability to focus attention and perform two activities at the same time. In individuals with Parkinson's disease, the interferences may be greater, as these individuals require a major degree of attention just to perform a single task, as in this case, walking.