Bem-estar e comprometimento motor facial em pacientes com paralisia facial periférica: um estudo transversal
Well-being and facial motor impairment in patients with peripheral facial paralysis: a cross-sectional study
Rev. Pesqui. Fisioter; 10 (3), 2020
Publication year: 2020
A Paralisia Facial Periférica (PFP) é resultante da disfunção do nervo facial. A incapacidade de mover o rosto tem consequências sociais e funcionais para o paciente.
OBJETIVO:
Analisar a relação entre comprometimento motor facial e bem estar em pacientes com PFP.MÉTODO:
Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, observacional, do tipo transversal. Os critérios de elegibilidade consistiam em ter diagnóstico de paralisia facial e estar sendo atendido namclínica escola de Fisioterapia da FACISA. A amostra foi constituída porm20 pessoas com PFP.Os pacientes foram avaliados por uma ficha de avaliação sociodemográfica e pelos instrumentos:
Escala de HouseBrackmann (HB) e o Índice de Incapacidade Facial (IIF).Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para analisar o grau de correlação entre HB, IF e o tempo de lesão.RESULTADOS:
Os participantes foram 65% do sexo feminino, a mediana da idade foi de 50,5 anos, o tempo de lesão foi de 3 a 331 dias (mediana 17,5 dias), a etiologia predominante foi idiopática 65%, e ambas hemifaces foram acometidas em igual proporção (50%). Quanto as características clínicas da PFP, o nível de comprometimento motor facial graduado pela escala de HB obteve mediana 4, o IFF-física obteve mediana 60. IFF-função social obteve mediana 38. Nas correlações entre HB, tempo de lesão e IFF, foi observado que os valores obtidos indicaram que não houve correlações estatisticamente significantes.CONCLUSÃO:
Mesmo que o nível de comprometimento motor facial esteja acentuado, não houve correlação com o bem-estar dos participantes.
Peripheral Facial Paralysis (PFP) is the result of facial nerve dysfunction. The inability to move the face has social and functional consequences for the patient.