Auriculoterapia no tratamento da obesidade: uma revisão sistemática
Auriculotherapy on treatment of obesity: a systematic review
Rev. Pesqui. Fisioter; 10 (3), 2020
Publication year: 2020
A obesidade pode ocasionar a morte prematura dos individuos acometidos por esta disfunção. Na tentativa de amenizar as desordens dessa doença, a auriculoterapia surge como um tratamento que visa promover a perda de peso e melhor qualidade de vida.
OBJETIVO:
Identificar a eficácia da auriculoterapia no controle do peso de indivíduos obesos.METODOLOGIA:
Realizou-se uma revisão sistemática (CRD42020198862) segundo as recomendações PRISMA, nos bancos de dados PubMed, Lilacs, Scielo e PEDro, no periodo de julho a outubro de 2016, com descritores Obesity e auriculotherapy. Foram incluídos Ensaios Clínicos Controlados publicados até 2015, em português, inglês e espanhol, e contendo as palavras chaves no título ou resumo.Na análise foram considerados como desfecho primário:
Índice de Massa Corporal e peso corporal, e desfecho secundário: circunferência da cintura e leptina.RESULTADOS:
No total foram incluídos cinco estudos. Desses, quatro artigos estudaram o efeito da auriculoterapia na obesidade e apresentaram redução estatisticamente significante nos grupos de intervenção, assim como nos dois estudos que avaliaram o peso corporal. Dois estudos analisaram a circunferência da cintura e apresentaram decréscimo estatisticamente significativo para o grupo de intervenção, já nos três estudos que avaliaram a leptina, em dois houve redução ao final do tratamento, sendo que no terceiro não houve diferença em nenhum dos grupos.CONCLUSÃO:
A auriculoterapia associada a dieta pode ser eficaz no controle do peso de paciente obesos, assim como nas medidas antropometricas e nos níveis de leptina.
Obesity can cause premature death of individuals affected by this dysfunction. In an attempt to alleviate the disorders of this disease, auriculotherapy appears as a treatment that aims to promote weight loss and better quality of life.