O acesso de indivíduos após-acidente vascular encefálico aos serviços de fisioterapia: revisão integrativa da literatura
Access of individuals after stroke to physiotherapy services: integrative literature review
Rev. Pesqui. Fisioter; 10 (3), 2020
Publication year: 2020
O acidente vascular encefálico (AVE) pode causar dependência nas atividades de vida diária
dos indivíduos e, para minimizar esses danos, é fundamental que o acesso aos serviços de reabilitação seja imediato e ininterrupto.
OBJETIVO:
Investigar o acesso à reabilitação fisioterapêutica de indivíduos após o AVE.MATERIAIS E MÉTODOS:
Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foi realizada uma busca on-line nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, PEDro, Cochrane e Scopus De forma complementar, foram realizadas buscas secundárias nas listas de referências dos estudos analisados. A pesquisa restringiu artigos publicados entre os anos de 2009 a 2019, escritos nos idiomas português, inglês e espanhol, com descritores específicos. No total foram identificados 129 artigos, dos quais 7 foram selecionados para análise nesta revisão após aplicar os critérios de inclusão e exclusão.RESULTADOS:
Com base no que foi revelado pela pesquisa, mais da metade dos indivíduos entrevistados não foram encaminhados aos serviços de fisioterapia, sendo que as principais barreiras relatadas foram a dificuldade de acesso físico-financeiro aos serviços e de dar continuidade ao tratamento. Outro dado de destaque é o pequeno percentual de usuários com problemas neurológicos identificados na rede de fisioterapia ambulatorial.CONCLUSÃO:
De maneira geral, o acesso a reabilitação fisioterapêutica foi classificado como insuficiente na maioria dos estudos analisados. É nessa perspectiva que se percebe a importância da reorganização dos serviços de saúde, ressaltando a necessidade da inserção do profissional Fisioterapeuta nas Equipes de Saúde da Família.
Stroke can cause dependence on the activities of daily living of individuals and, to minimize these damages, it is essential that access to rehabilitation services be immediate and uninterrupted.