Análise comparativa entre a coloração do azul de toluidina e a imunoexpressão da ciclina D1 em leucoplasias da mucosa bucal com diferentes graus de atipia
Comparative analysis between the coloring of toluidine blue and the immunoexpression of cyclin D1 in leucoplakias of the bucal mucosa with different degrees of atipia
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 17 (3), 2018
Publication year: 2018
O câncer de boca ocupa uma posição de destaque em relação ao número total de casos registrados no Brasil. A displasia epitelial (DE) oral é um achado histopatológico associado a um risco aumentado de transformação maligna do epitélio oral. A falha nos mecanismos de sinalização celular, no controle do ciclo celular ou nos mecanismos para reparar danos celulares pode favorecer a processos que culminam com a progressão para o câncer.
Objetivo:
avaliar comparativamente a resposta clínica da marcação do azul de toluidina (AT) e a imunoexpressão da proteína ciclina D1, uma proteína nuclear de grande importância como regulador da transição da fase G1 para fase S do ciclo celular, em leucoplasias oral (LO).Metodologia:
avaliamos 12 pacientes que apresentavam, na cavidade bucal, lesões com diagnóstico clínico de LO.O estudo se desenvolveu em duas etapas:
clínica e laboratorial. Foi feita marcação com AT e avaliação Imuno-histoquímica, respectivamente. Após análise quantitativa das lâminas, os dados obtidos foram analisados pelo programa BIOESTAT 2.0, por meio dos testes de Spearman e pelo teste de correlações múltiplas de Pearson.Resultados:
não foi observada relação entre a marcação clínica do AT, o grau de displasia da lesão e a imunoexpressão da Ciclina D1 em LO.Conclusão:
82% das lesões apresentaram DE em graus variados, confirmando a necessidade de se realizar o diagnóstico histopatológico das LO e o acompanhamento clínico posterior dos pacientes.
Mouth cancer occupies a prominent position in relation to the total number of cases registered in Brazil. Oral epithelial dysplasia (ED) is a histopathological finding associated with an increased risk of malignant transformation of oral epithelium. The failure in the mechanisms of cell signaling, cell cycle control mechanisms or to repair cell damage can favor processes that culminate with the progression to
cancer.