Avaliação da deglutição e indicadores clÃnicos associados em crianças após correção cirúrgica de doença cardÃaca congênita
Evaluation of swallowing and associated clinical markers in infants after surgical repair of congenital heart disease
Audiol., Commun. res; 26 (), 2021
Publication year: 2021
RESUMO Objetivo Identificar os marcadores clÃnicos associados à s alterações da deglutição em crianças após a correção da doença cardÃaca congênita e correlacionar esses marcadores à s categorias da escala Risk Adjustment for Congenital Heart Surgery 1 (RACHS-1). Métodos Foi realizado um estudo retrospectivo observacional, utilizando a base de dados eletrônica do centro de pediatria para crianças admitidas em um hospital, em decorrência de doença cardÃaca congênita. Foram coletados dados da avaliação de deglutição e a presença de disfagia foi classificada de acordo com a Dysphagia Management Staging Scale (DMMS). Foram incluÃdos os dados demográficos, os marcadores clÃnicos e o risco de mortalidade, de acordo com a RACHS-1. Resultados A amostra final do estudo foi composta por 108 pacientes.
Os achados mais relevantes foram:
os sinais mais graves de disfagia estiveram associados ao aumento da permanência no hospital (p=0,005); ao maior número e tempo de intubações orotraqueais (p=0,022 e 0,005, respectivamente); ao maior tempo entre a admissão hospitalar e a avaliação da deglutição (p=0,003); ao maior tempo entre o procedimento cirúrgico e a avaliação da deglutição (p=0,043) e ao maior número de sessões fonoaudiológicas para remoção da via alternativa de alimentação e retorno seguro para via oral (p<0,001). Não foram encontradas correlações entre o risco de mortalidade das crianças e os sinais alterados na avaliação da deglutição. Conclusão Os resultados do estudo contribuem para o conhecimento atual de que crianças com doenças cardÃacas que precisam de correção cirúrgica apresentam dificuldades alimentares e necessitam atendimento hospitalar prolongado. Não houve correlação entre as categorias da escala RACHS-1 e os sinais de alteração na avaliação clÃnica da deglutição.
ABSTRACT Purpose To identify clinical markers that are associated to swallowing alterations in infants after surgical repair of congenital heart disease (CHD) and to correlate these markers to the categories on the Risk Adjustment for Congenital Heart Disease 1 (RACHS-1) scale. Methods Using the Pediatric Center Database System we conducted a retrospective, observational cohort study on children admitted to the pediatric hospital unit due to CDH. We collected data on specific parameters of a clinical swallowing assessment (SA) and dysphagia was classified according to the Dysphagia Management Staging Scale. We also included demographic and clinical markers and patient´s risk of mortality was determined by using the RACHS-1. Results The final study sample consisted of 108 patients.