Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
Aprender jugando: validación semántica de tecnología educativa sobre tuberculosis para niños estudiantes
Learning through play: semantic validation of educational technology on tuberculosis for school children
Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 25 (4), 2021
Publication year: 2021
Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.
Resumen Objetivo validar semánticamente la tecnología educativa sobre tuberculosis para niños estudiantes. Método estudio metodológico, realizado con 51 estudiantes, entre 10 y 12 años, de una escuela pública de Belém, Pará. En la recolección de datos, se presentó a los niños la tecnología educativa, un buscador de palabras, con definición, transmisión, signos y síntomas de tuberculosis y, luego de su aplicación, se realizó una entrevista individual, con preguntas abiertas y cerradas, sobre atributos asociados a la impresión general, contenido y forma. Para describir la concordancia de las respuestas a la entrevista se utilizó el índice de validez de contenido, con un punto de corte igual a 0,80. En la descripción de las variables numéricas se utilizó el software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 y, para el corpus textual, se utilizó el software IRaMuTeQ 0.7, alfa 2. Resultados los índices de validez de contenido presentaron resultados superiores al 90%. La descripción de los testimonios generó dos nubes de palabras, referidas a la comprensión de la enfermedad y la capacidad de información de la tecnología. Conclusión e implicaciones para la práctica la tecnología se consideró fácil de usar, relevante y con contenido adecuado, así que, válida para que los niños comprendan la enfermedad, posibilitándoles actuar como multiplicadores de información para su red social.
Abstract Objective to semantically validate tuberculosis educational technology for school children. Method a methodological study, conducted with 51 students aged 10 to 12 years old, from a public school in Belém, Pará. For data collection, the children were presented with the educational technology, a word search, with definition, transmission, signs and symptoms of tuberculosis and, after its application, an individual interview was carried out, with open and closed questions about attributes associated with the general impression, content and form. To describe the agreement of the answers to the interview, the content validity index was used, with a cutoff point equal to 0.80. To describe the numerical variables, we used the software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0, and for the text corpus, we used the software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Results the content validity indexes presented results higher than 90%. The description of the statements generated two word clouds, referring to the understanding about the disease and the informative capacity of the technology. Conclusion and implications for practice the technology was considered easy to use, relevant and with appropriate content, therefore, valid for children to understand the disease, enabling them to act as multipliers of information to their social network.