Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac; 20 (4), 2020
Publication year: 2020
Introdução:
A face é uma região exposta a diversos traumas que são causados por várias etiologias, dentre eles por projétil de arma de fogo que são a segunda maior causa de fraturas perdendo somente para os acidentes automobilísticos. As fraturas acometem com frequência a região mandibular, por ser um osso de destaque na face devido sua proeminência. O objetivo deste trabalho é elucidar uma fratura cominutiva na região de côndilo e colo mandibular causada por ferimento de arma de fogo e seu respectivo tratamento. Relato de Caso:
Paciente de 25 anos, compareceu a um serviço de atendimento de cirurgia bucomaxilofacial vítima de um ferimento por arma de fogo. Após a realização dos exames de imagem constatou-se que o projétil estava alojado no pescoço da vítima, causando a fratura cominutiva o ramo e o côndilo mandibular do lado esquerdo. A paciente foi submetida a anestesia geral para realização da osteossíntese da fratura. Considerações finais:
O diagnóstico e o tratamento são realizados por uma equipe multidisciplinar para que o tratamento seja o mais correto e efetivo, com finalidade de minimizar morbidades e mortalidades, já que os pacientes sobrevivem com sequelas permanentes quando o diagnóstico e o tratamento não são realizados de forma correta... (AU)
Introduction:
The face is a region exposed to several traumas that are caused by several etiologies, among them a firearm projectile that is the second major cause of fractures losing only to automobile accidents. The fractures frequently affect the mandibular region, as it is a prominent bone in the face due to its prominence. The purpose of this study is to elucidate a comminuted fracture in the condyle and mandibular neck region caused by a firearm injury and its respective treatment. Case Report:
A 25-year-old patient who attended a buccomaxillofacial surgery service as a victim of a gunshot wound. After imaging examinations it was found that the projectile was lodged in the victim's neck, causing the comminuted fracture of the branch and mandibular condyle on the left side. The patient underwent general anesthesia to perform the fracture osteosynthesis. Final considerations:
Diagnosis and treatment are performed by a multidisciplinary team so that treatment is the most correct and effective, in order to minimize morbidities and mortalities, since patients survive with permanent sequelae when diagnosis and treatment are not performed correctly... (AU)