Câncer de pele no Distrito Federal: resultado da campanha de 1999
Skin cancer in the Federal District: results of the 1999 campaign

Brasília méd; 37 (3/4), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

O estudo foi realizado para verificar a prevalência dos tipos de câncer de pele, diagnosticados no Hospital Universitário de Brasília, durante a Campanha Anual para Exame da População de 1999.

Material e métodos:

Foi realizado um estudo descritivo, envolvendo 530 pacientes examinados, em um único dia, no ambulatório do Hospital Universitário de Brasília, durante a Campanha Anual para Exame da População. Estimou-se a prevalência dos tipos de câncer de pele mediante aplicação de uma ficha de inquérito. Na análise estatística, foram considerados os diagnósticos clínicos de câncer de pele, corrigidos, em alguns casos, pelos resultados dos exames histopatológicos.

Resultados:

Nos pacientes examinados, o câncer de pele foi diagnosticado em 8,11 por cento e as lesões pré-malignas, em 23,2 por cento. Predominou o carcinoma basocelular (81,4 por cento), seguido pelo carcinoma espinocelular (16,3 por cento) e o melanoma maligno (2,3 por cento). De acordo com a localização, a cabeça foi a região do corpo mais atingida. A maioria dos cânceres ocorreu nos pacientes de pele branca. O carcinoma basocelular afetou mais as mulheres, enquanto o carcinoma espinocelular, os homens.

Conclusão:

Visto que a lesão de câncer de pele diagnosticada precocemente tem grande possibilidade de cura, é importante a realização de campanhas para exame periódico da pele e esclarecimento da população

More related