Modificação do corpo e binariedade: de Lili Elbe a Paul B. Preciado
Body modification and binarity: From Lili Elbe to Paul Preciado
Modificación del cuerpo y binariedad: De Lili Elbe a Paul B. Preciado
Modification du corps et binarité: De Lili Elbe à Paul B. Preciado
J. psicanal; 54 (100), 2021
Publication year: 2021
Para contribuir à reflexão sobre as questões de gênero, a autora examina, com mais de um século de distância, a evolução dos discursos e das representações e como essas transformações impactam as formações subjetivas. Menciona o primeiro caso transgênero (homem a mulher) do qual temos o testemunho: Lili Elbe. Lili Elbe deixou escritos sobre seu percurso marcado por uma determinação que não aceitava limites. Examina, então, como a questão é abordada hoje, por meio do particular exemplo de Paul B. Preciado (ex-Béatriz), cuja abordagem da noção de gênero está no limite das performances artísticas dos proponentes da arte corporal. Dois mundos que parecem estar separados por anos-luz, passando de uma concepção absolutamente binária, em que se é homem ou mulher, e a técnica médica concebida apenas como uma reparação por erro da natureza, para uma concepção em que as recusas às "atribuições" são produzidas por uma cultura comum, todas as formas intermediárias podem ser consideradas, até mesmo o recurso a manipulações farmacêuticas fora do campo médico.
In order to contribute to the reflection on gender issues, the author examines, from a distance of over a century, the evolution of discourses and of representations as well as how these transformations impact subjective formations. She mentions the first transgender case (male to female) of which we have testimony: Lili Elbe. Lili Elbe left behind writings about her journey, which was marked by a determination that accepted no limits. The author then examines how the issue is addressed today, through the particular example of Paul B. Preciado (formerly known as Béatriz), whose approach to the notion of gender lies in the limit of the artistic performances of proponents of body art. Two worlds light years away from each other, going from an absolutely binary conception, in which one is a man or a woman, and the medical technique conceived only as a compensation for nature's error, to a conception in which the refusal of the "attributions" is produced by a common culture, all intermediate forms can be analyzed, even the use of pharmaceutical manipulations outside of the medical field.
Para contribuir a la reflexión sobre cuestiones de género, la autora examina, desde hace más de un siglo, la evolución de discursos y representaciones y cómo estas transformaciones impactan en las formaciones subjetivas. Menciona el primer caso transgénero (de hombre a mujer) del que tenemos testimonio: Lili Elbe. Lili Elbe dejó escritos en su camino marcados por una determinación que no aceptó límites. A continuación, examina cómo se aborda el tema en la actualidad, a través del ejemplo particular de Paul B. Preciado (ex-Béatriz), cuyo acercamiento a la noción de género se encuentra en el límite de las representaciones artísticas de los defensores del body art. Dos mundos que parecen estar separados por años luz, pasando de una concepción absolutamente binaria, en la que se es hombre o mujer, y la técnica médica concebida sólo como reparación por el error de la naturaleza, a una concepción en la que las negativas a "Las atribuciones" son producidas por una cultura común, se pueden considerar todas las formas intermedias, incluso el uso de manipulaciones farmacéuticas fuera del campo médico.
Pour contribuer à la réflexion sur les questions de genre, l'auteur examine l'évolution des discours et des représentations depuis plus d'un siècle et comment ces transformations impactent les formations subjectives. Elle évoque le premier cas transgenre (homme à femme) dont nous avons le témoignage: Lili Elbe. Lili Elbe a laissé des écrits sur son chemin marqué par une détermination sans limite. Elle examine ensuite comment la question est abordée aujourd'hui, à travers l'exemple particulier de Paul B. Preciado (ex-Béatriz), dont l'approche de la notion de genre est à la limite des performances artistiques des adeptes de l'art corporel. Deux mondes qui semblent séparés par des années-lumière, passant d'une conception absolument binaire, dans laquelle on est un homme ou une femme, et d'une approche médicale conçue uniquement comme la réparation d'une erreur de la nature, à une conception dans laquelle devient possible le refus des assignations produites par une culture commune et où toutes les formes intermédiaires peuvent être envisagées, même l'utilisation de manipulations pharmaceutiques en dehors du domaine médical.