Repercussão da oxigenoterapia domiciliar na qualidade de vida de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica
Repercussion of home oxygen therapy on the quality of life of patients with chronic obstructive pulmonary disease
Fisioter. Bras; 19 (4), 2018
Publication year: 2018
A hipoxemia encontrada na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) deve-se a alterações de ventilação/perfusão, então oferecer uma fração inspiratória de oxigênio maior é a solução encontrada. Entretanto, embora aumente a sobrevida, o uso prolongado do oxigênio diminui a independência do indivíduo, e estudar o impacto dessa intervenção na qualidade de vida (QV) desses pacientes é muito importante para a indicação na prática clínica.
Objetivo:
Identificar as implicações do uso da oxigenoterapia domiciliar na QV do DPOC.Material e métodos:
Realizado o levantamento de artigos científicos nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, com a string: "(COPD) AND (Oxygen therapy) AND (quality of life)", sendo incluídos ensaios clínicos randomizados, quasi randomizados, e observacionais, nos idiomas inglês e português, publicados de 2000 a 2017.Resultados:
Nove estudos foram inseridos, sendo três ensaios clínicos randomizados e controlados. Apenas um estudo identificou melhora na QV, dois não encontraram diferença entre os grupos e quatro apresentaram piores escores com a oxigenoterapia. Dois estudos avaliaram a influência do tipo de dispositivo na QV.Conclusão:
A oxigenoterapia parece piorar a qualidade de vida dos pacientes com DPOC. Porém, poucos foram os estudos encontrados e nem todos com o melhor desenho experimental, o que prejudica a confirmação dos resultados. (AU)
The hypoxemia observed in Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) is due to
ventilation/perfusion changes, so a greater inspiratory fraction of oxygen could be the solution.
However, while increasing survival, prolonged use of oxygen decreases the independence, and
studying the impact of this intervention on the quality of life (QoL) of these patients is very
important for indication in clinical practice.