Determinação do sexo por meio de medidas dentais em tomografia computadorizada de feixe cônico
Sex determination through dental measurements in cone beam computed tomography

Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL; 7 (1), 2020
Publication year: 2020

Introdução:

Os dentes são as estruturas mais duras do corpo humano e suportam a altas temperaturas sem desintegração, por isso são utilizados na odontologia forense para identificação humana. O dente canino, em especial, normalmente é o menos afetado por doenças bucais, quando comparados a outros dentes, e é mais propenso a resistir em casos de traumatismos.

Objetivo:

Identificar o dimorfismo sexual da população da Grande Vitória-ES, por meio de medidas dentais lineares em dentes caninos permanentes nos exames de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC).

Materiais e métodos:

Foram realizadas medidas da maior largura e altura da coroa dos caninos superiores e inferiores, direitos e esquerdos e a distância entre as cúspides dos caninos superiores e inferiores em uma amostra de 100 exames (47 do sexo masculino e 53 do sexo feminino) de TCFC.

Resultados:

Foi encontrada uma diferença estatisticamente significante nas medidas intercanina superior e cervicoincisal do elemento 23.

Conclusão:

Existe uma diferença sexual, apresentando na população feminina, com dimensões maiores que as encontradas no sexo masculino, na população estudada, na medida intercanina superior e na medida cervicoincisal do canino superior esquerdo. Por meio de medidas dentais em exames de TCFC, foi possível concluir que essas medidas podem identificar o sexo, porém não deve ser utilizada de forma isolada, deve ser feita concomitante com outras formas periciais.

More related