Estimativa de idade por meio do volume das câmaras pulpares em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico – revisão de literatura
Estimation of age using the volume of the pulp chambers in cone beam computed tomography images –a review

Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL; 7 (1), 2020
Publication year: 2020

Introdução:

A estimativa de idade é uma das formas de identificação na área forense que visa obter a idade mais próxima da idade cronológica em indivíduos vivos ou mortos. A análise por meio dos dentes é um dos métodos mais confiáveis, pois estes são considerados como os tecidos mais duros e resistentes do corpo humano. A idade em adultos pode ser estimada por meio da formação de dentina secundária com consequente redução do tamanho da câmara pulpar. O exame de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é o único que contempla o volume pulpar e desta forma resulta em informações confiáveis e podem ser tomadas como um guia para predição de idade em adultos.

Objetivo:

revisar a literatura sobre o uso da TCFC como método de imagem para estimar a idade dental por meio do volume da polpa em dentes unirradiculares e multirradiculares.

Resultados:

A TCFC é o exame ideal para avaliar o volume da câmara pulpar, pois permite mensurar a distância vestíbulo-lingual e mésio-distal. Os dentes incisivos superiores se mostraram como ideais nesta avaliação pelo fato de serem unirradiculares.

Considerações finais:

A ciência forense pode usufruir desta tecnologia de imagem para estimar a idade nos casos periciais em indivíduos vivos ou mortos.

More related