Programa com jogos de raciocínio para adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas
A thinking games program for adolescents in a situation of psychoactive-substance dependence
Programa con juegos de pensamiento para adolescentes en situación de dependencia a sustancias psicoactivas

SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog; 17 (2), 2021
Publication year: 2021

OBJETIVO:

verificar impactos da aplicação de um programa com uso de jogos de raciocínio embasado na metodologia Mind Lab nas funções executivas atenção, flexibilidade e planejamento em adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas.

MÉTODO:

estudo quantitativo quase-experimental com aplicação de instrumentos de avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção. Participaram 35 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos internados em um Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental na cidade de São Paulo.

RESULTADOS:

evidenciou-se melhora na atenção após a aplicação do programa com jogos. Quanto às funções planejamento e flexibilidade, foram observadas melhoras, porém estas não foram significativas.

CONCLUSÃO:

foi possível verificar a importância da utilização de jogos de raciocínio como recurso lúdico no tratamento de adolescentes em condição de dependência de substâncias psicoativas, possibilitando a construção de estratégias que auxiliem no processo de recuperação e reabilitação.

OBJECTIVE:

to analyze the impacts of the application of a program using thinking games based on the Mind Lab methodology on the executive functions: attention, flexibility and planning in adolescents in a situation of psychoactive-substance dependence.

METHOD:

quasi-experimental quantitative study with the application of neuropsychological assessment tools before and after intervention. Thirty-five adolescents aged 12 to 17 years old, admitted to an Integrated Mental Health Care Center in the city of São Paulo, participated in this study.

RESULTS:

there was evidence of attention improvement after application of the games program. Regarding the planning and flexibility functions, improvements were observed, but they were not significant.

CONCLUSION:

it was possible to observe the importance of using thinking games as a playful resource in the treatment of substance-dependent adolescents, thus enabling the construction of strategies that assist in their recovery and rehabilitation process.

OBJETIVO:

verificar impactos de la aplicación de un programa utilizando juegos de pensamiento basados en la metodología Mind Lab sobre las funciones ejecutivas de atención, flexibilidad y planificación en adolescentes en situación de dependencia a sustancias psicoactivas.

MÉTODO:

estudio cuantitativo cuasiexperimental con aplicación de instrumentos de evaluación neuropsicológica antes y después de la intervención. Treinta y cinco adolescentes de 12 a 17 años, ingresados en un Centro Integrado de Atención de Salud Mental en la ciudad de São Paulo, participaron en este estudio.

RESULTADOS:

hubo evidencia de mejora en la atención después de la aplicación del programa con juegos. Con respecto a las funciones de planificación y flexibilidad, se observaron mejoras, pero estas no fueron significativas.

CONCLUSIÓN:

fue posible verificar la importancia del uso de juegos de pensamiento como recurso lúdico en el tratamiento de adolescentes en condición de dependencia de sustancias psicoactivas, permitiendo la construcción de estrategias que ayuden en el proceso de recuperación y rehabilitación.

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