O que se sabe sobre a eficácia do distanciamento social, lockdown e uso de máscaras faciais para COVID‑19? Scoping review
What is known about the effectiveness of social distancing, lockdown and use of face masks for COVID-19? scoping review

Diagn. tratamento; 26 (3), 2021
Publication year: 2021

Contextualização:

A pandemia do novo coronavírus causou até o momento cerca de 3 milhões de mortes no mundo e mudanças significativas na rotina da população. O distanciamento social, o uso de máscaras e as restrições gerais são preconizadas pelos governos como estratégias primárias obrigatórias não medicamentosas, que devem ser incorporadas à sociedade por muito tempo.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia das estratégias governamentais não medicamentosas para COVID‑19.

Desenho de estudo:

Trata‑se de scoping review.

Metodologia:

Procedeu‑se à busca por estudos no Medline/PubMed, na Cochrane Library e na EMBASE. Foram utilizados descritores do DECS e não houve restrição geográfica e temporal das publicações. Os critérios de inclusão envolveram estudos em humanos abrangendo a exposição às estratégias governamentais não medicamentosas, sendo prioridade o distanciamento social, o uso de máscaras e o lockdown.

Resultados:

A estratégia de busca recuperou 377 citações e, destas, 10 estudos foram incluídos nessa revisão.

Discussão:

A maioria dos estudos envolve estudos observacionais e sugerem que o distanciamento social, o lockdown e o uso de máscaras faciais podem reduzir a incidência de novos casos de COVID‑19.

Conclusão:

As estratégias de distanciamento físico, de lockdown e o uso de máscaras faciais apresentaram resultado benéfico na maioria dos estudos analisados, contribuindo para a redução de novos casos de COVID‑19.

More related